Agenda

Festival inédito de cinema europeu chega em Niterói

Reserva Cultural | Divulgação

Com apoio da Fundação de Arte de Niterói, Vai começar uma programação especial para os cinéfilos de Niterói. Com uma semana de exibições gratuitas, entre os dias 15 e 21 de dezembro, o Reserva Cultural recebe o Festival de Cinema Europeu em Niterói. No dia 20, haverá uma sessão especial de “A Noite do Triunfo” na Sala Nelson Pereira dos Santos.

Na ocasião do festival, serão exibidos 7 filmes de 7 países europeus ao longo de 7 dias, sempre às 7 da noite com o preço fixo de 7 reais. Na programação, o público vai poder conferir obras de diretores como Kirill Serebrennikov (Rússia), Christian Petzold (Alemanha), Radu Jude (Romênia), Gianni di Gregório (Itália), Jean Pierre & Luc Dardenne (Bélgica), Emmanuel Courcol (França) e Marie Kreutzer (Áustria).

Os filmes foram cuidadosamente selecionados pela curadoria da Imovision e do Reserva Cultural, expertise reconhecida ao longo dos mais de 30 anos de existência do grupo criado pelo empresário francês Jean Thomas Bernardini em 1989.

“Cinema é uma expressão artística muito bem recebida pela população niteroiense. Sediar um festival de cinema inédito como esse, com obras tão relevantes, é um marco cultural para a cidade, que é reconhecida como referência em diversas frentes do campo audiovisual”, afirma Fernando Brandão, presidente da FAN.

Na cerimônia de abertura, quinta-feira, 15, às 18h, haverá uma Roda de Conversa sobre Cinema e Acessibilidade Cultural com José Jurandir da Costa, produtor e cineasta, que vive entre Niterói e Amazônia, e Joel Vieira, superintendente cultural da FAN.

Acessibilidade cultural – Dentre as sessões do festival, a do dia 20 de dezembro, “A Noite do Triunfo”, produção francesa dirigida por Emmanuel Courcol, será exibida na Sala Nelson Pereira dos Santos, espaço multicultural que faz parte do mesmo complexo onde funciona o Cinema. A sessão de cinema contará com audiodescrição.

“Quando um público com deficiência ou socialmente excluído experimenta pela primeira vez um contato sensível com uma obra artística, ele não somente vive naquele momento o prazer e as emoções que a arte proporciona, ele sente principalmente o prazer de ser um cidadão de direito cultural, para além de sentir as emoções que traz uma produção artística”, analisa Joel Vieira, superintendente cultural da FAN, ressaltando o impacto social das atividades inclusivas. “Eu acredito que a sensibilização de pessoas diversas, com e sem deficiência, seja o primeiro passo para gerar novos olhares e comportamentos. É urgente tomar atitudes que de fato possibilite que a pessoa com deficiência experimente a contemplação e o fazer artístico-cultural. Estas ações, como o Festival de Cinema Europeu, permeiam dimensões fundamentais na nossa sociedade que modificam a cidadania cultural voltada para públicos e artistas com deficiências e o socialmente excluídos”, completa Vieira.

Ingressos – A cada sessão do festival, o público poderá fazer a retirada do ingresso, de forma gratuita, na bilheteria do cinema Reserva Cultural a partir das 17h, duas horas antes do início de cada exibição que se inicia às 19h. No dia 20/12, a Roda de Conversa sobre acessibilidade cultural será iniciada às 18h, seguida pela exibição cinematográfica às 19h. A retirada dos ingressos gratuitos nesse dia, portanto, se dará na bilheteria da Sala Nelson a partir das 16h.

O festival é uma realização da distribuidora Imovision e do cinema Reserva Cultural. O projeto ainda conta com o apoio e patrocínio da Fundação de Arte de Niterói e a disponibilidade de ingressos está sujeita à lotação do cinema e da sala.

Divulgação

Divulgação

Confira a programação

15/12 – A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY de Kirill Serebrennikov
País: Rússia
Seleção Oficial – Em competição no Festival de Cannes

Sinopse: Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata bonita e brilhante. Ela poderia ter tudo o que quisesse, no entanto, sua única obsessão é se casar com Pyotr Tchaikovsky. A única razão pela qual o compositor finalmente aceitará essa união, é para acabar com os rumores sobre ele. Sem sentir amor e culpando-a por seus infortúnios e colapsos, as tentativas de Tchaikovsky de se livrar de sua esposa são brutais. Consumida pelos seus sentimentos por ele, Antonina decide suportar e fazer o que for preciso para ficar com o seu grande amor.

16/12 – UNDINE de Christian Petzold
País: Alemanha
Vencedor do prêmio de Melhor Filme pela crítica e Melhor Atriz no Festival de Berlim

Sinopse: Undine trabalha como professora de história dando palestras sobre o desenvolvimento urbano de Berlim. Porém, quando o homem que ela ama a deixa, o mito de “Ondine” a alcança. Undine tem que matar o homem que a traiu e voltar para a água.

17/12 – MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL de Radu Jude
País: Romênia
Vencedor do Urso de Ouro – Melhor Filme no Festival de Berlim

Sinopse: Emi trabalha como professora de História numa respeitada escola conservadora de Bucareste. No entanto, quando seu vídeo fazendo sexo com o marido vaza para todos os alunos, ela corre o risco de ser demitida. A instituição organiza uma grande reunião com pais de alunos, onde será decidido o destino da professora.

18/12 – CIDADÃOS DO MUNDO de Gianni di Gregório
País: Itália
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado no David di Donatello, o Oscar Italiano

Sinopse: Nunca é tarde para mudar sua vida. Dois aposentados, o Professor, que ensinou latim toda a sua vida, e Giorgetto, um morador de Roma que recebe uma pensão de pobreza, dizem a si mesmos que em outro lugar, em outro país, a grama será mais verde e seu poder de compra mais substancial. A eles se juntam em seu projeto de partida Attilio, boêmio, vendedor de antiguidades e fofoqueiro. Mudar para onde? Esta é a primeira pergunta, e talvez já seja demais. De alguma forma, o trio está organizado. Você tem que dizer adeus, retirar suas economias, etc. Mas a parte mais difícil em ir embora ainda é partir.

19/12 – O JOVEM AHMED de Jean Pierre & Luc Dardenne
País: Bélgica
Vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes

Sinopse: Ahmed é um jovem muçulmano de 13 anos que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências de seu crime, e com as tentações da vida, ao encontrar o seu primeiro amor.

20/12 – A NOITE DO TRIUNFO de Emmanuel Courcol
País: França
Filme de abertura do Festival de Cannes

Sinopse: Etienne é um ator encantador, mas que está sempre desempregado. Ele dirige uma oficina de teatro em uma prisão, onde reúne um grupo improvável de prisioneiros para encenar a famosa peça Esperando Godot, de Samuel Beckett. Quando ele tem permissão para levar os condenados para fazer uma turnê com a peça fora da prisão, Etienne finalmente tem a chance de prosperar. Cada data é um novo sucesso e uma relação única cresce entre este grupo especial de atores e seu diretor. Mas logo vem a apresentação final em Paris. A última noite deles juntos será seu maior sucesso?

21/12 – CORSAGE de Marie Kreutzer
País: Áustria

Sinopse: A Imperatriz Elizabeth da Áustria é idolatrada por sua beleza e conhecida por inspirar tendências de moda. Mas, em 1877, ‘Sissi’ completa 40 anos e é oficialmente considerada velha. Em nome de sua vaidade, ela luta para proteger sua imagem pública e manter seu espartilho cada vez mais apertado.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

  • Evento: Festival de Cinema Europeu em Niterói
    Data: de 15 a 21 de dezembro de 2022
    Horário: 19h
    Evento gratuito
    Ingressos: retirar na bilheteria do Reserva Cultural até as 17h
    Conferir a classificação indicativa de cada filme
  • Local: Reserva Cultural
    Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
To Top