Política

CarnaLula: apoiadores de Lula em Niterói estarão concentrados na Praia de Icaraí

Apoiadores de Lula em Niterói estão se mobilizando para um grande ato popular na Praia de Icaraí neste sábado | Foto: Primeira edição do evento LulArte
Apoiadores de Lula em Niterói estão se mobilizando para um grande ato popular na Praia de Icaraí neste sábado | Foto: Primeira edição do evento LulArte

Na véspera da eleição, apoiadores de Lula estão fazendo uma convocação geral para um ato popular na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, neste sábado (29), a partir das 9h. Um grande corredor cultural ocupará toda a orla do bairro de Icaraí. Manifestações artísticas como música, dança, performances circenses, capoeira, batalha de rimas, grafite e artes visuais fazem parte da segunda edição do evento LulArte, em apoio à candidatura do ex-presidente Lula à presidência da república.

O “CarnaLula”, que aconteceu no último domingo em Copacabana, terá sua versão niteroiense durante o LulArte, com a participação de músicos que compõem blocos de carnaval da cidade, que desfilarão por toda a Avenida Alberto Torres, com início em frente à Reitoria da UFF, na Rua Miguel de Frias.

“O grande dia da eleição está chegando. No dia 30, os brasileiros e niteroienses vão escolher entre a democracia e os avanços sociais e a barbárie, o retrocessos e a intolerância. Precisamos de todos nas ruas, dialogando com cada pessoa para a eleição de Lula presidente. Nesse sábado, (29), teremos um grande ato em Niterói, na Praia de Icaraí, às 9h. É fundamental a presença de cada um! Vamos juntos por Niterói, pelo estado do Rio e pelo Brasil! Lula presidente!” disse o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que coordena uma frente ampla de apoio a candidatura presencial de Lula no Rio.

Apoiadores de Lula em Niterói estão se mobilizando para um grande ato popular na Praia de Icaraí neste sábado | Foto: Primeira edição do evento LulArte

Ao fim do evento será realizado um ato unificado, com a participação de todos os artistas e lideranças políticas presentes, em uma celebração à nação brasileira e aos símbolos nacionais, como a bandeira brasileira.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, se manifestou sobre o evento, “Niterói é Lula! Dia 29/10, às 9h, neste sábado, vamos para a Praia de Icaraí, mais uma vez, reforçar a defesa da democracia e a necessária reconstrução de um Brasil mais justo e igualitário. Precisamos nos unir para dizer não ao retrocesso, rumo ao caminho do desenvolvimento, da sustentabilidade, com geração de empregos e oportunidades para todos. Niterói é fundamental nesse processo. Compartilhe com amigos e familiares! Vamos juntos!”

O vereador de Niterói Leonardo Giordano disse, “Niterói foi muito firme nos últimos 30 anos em se afirmar como uma cidade progressista que é democrática e comprometida com a igualdade e com a justiça. Nessas eleições, no primeiro turno ela fez isso mais uma vez em suas escolhas e agora vamos neste ato na reta final da campanha do Lula para fazer com que em Niterói sua votação seja a maior do Estado do Rio”. disse Giordano.

Alexandre Santini, secretário das Culturas de Niterói comentou, “A gente tem visto a mobilização intensa do setor cultural de todo o Brasil em apoio ao Lula. Porque a gente sabe que o governo Lula representou uma mudança de paradigma nas políticas culturais do Brasil, que tornaram o Brasil uma referência pro mundo. A partir da gestão do ministro Gilberto Gil, com os Pontos de Cultura, com várias políticas que são uma referência. Então, esse apoio cultural, ele é também um reconhecimento. Mesmo quem não viveu a época, sabe que faz diferença. A derrota do Bolsonaro, é a derrota também dessa guerra cultural que a gente tem vivido, esses ataques à cultura brasileira, que têm sido promovidos”, disse Santini.

O deputado estadual reeleito Flavio Serafini, também convocou os apoiadores, “Neste sábado (29), Niterói vai colocar o bloco da democracia de volta nas ruas para apoiar o Lula! Vamos unir diversas forças comprometidas com democracia e com a reconstrução do nosso país e caminhar juntos nos últimos instantes dessa campanha. Com a apresentação de diferentes expressões culturais, vamos valorizar nossa arte e demonstrar nossa força! Nossa cidade fez bonito no primeiro turno e, tenho certeza, não será diferente no domingo. Vamos juntos com sorriso no rosto, e longe do ódio!”

Cortejo LulArte

  • Caixa
    1. Tati
    2. Júlia
    3. Santini
    4. Bela Candido
    5. Rodrigo Vieira
    6. Aline
    7. Silmara
    8. Paulo Boia
    9. Armando
    10. Junior
    11. Rabicó

 

  • Surdo
    1. Valda (alfaia)
    2. Cintia (zabumba)
    3. Topre
    4. Carol Marins
    5. Ana Serrano
    6. Renato
    7. Tatiana barros de souza
    8. Gustavo duque aganetti
    9 Carlos Sigmaringa (zabumba)
    10 Kátia Mattos (zabumba)
    11. Davy
    12. Renata

 

  • Trompete
    1. Pessanha
    2. Tereso
    3. Fred
    4. Virginia
    5. Silverio
    6. Isis
    7. Cris
    8. Lu
    9. Rachel
    10. Ronaldo

 

  • Sax
    1. Bela (alto)
    2. João (tenor)
    3. Edison
    4. Mauro (alto)
    5. Vinícius (alto)
    6. Darisa

 

  • Flauta
    1. Natália
    2. Leticia
    3. Flavia
    4. Maira
    5. Laura
    6. Lucas
    7. Manu
    8. Thati

 

  • Trombone
    1. Tetê
    2. Mari Vainner
    3. Wellington (Rio Pça XV – 8h)
    4. Rafa Bráz

 

  • Cuica
    1. Fellipe Redó
    2 Gustavo Chermont
    3. Guilherme da Cuíca

 

  • Tamborim
    1.Andréa Terra
    2.Fernanda Paes
    3. Diego Gago
    4. Ana Paula Brito
    5. Fernanda Paes
    6. Miriam Marinho

 

  • Ganzá/Chocalho/Xequerê/Agbe
    1. Rosana
    2. Pri Ferraz
    3. Luciana
    4. Margot
    5. Manoela

 

  • Pernaltas e acrobatas
    1. Cora (tecido)
    2. Bruna Belém (tecido)
    3. Thais (pernalta)
    4. Ingrid ( pernalta)
    5. Cecília (pernalta)

Silvério Pontes do Choro na Rua e Edson Matos da Sinfônica Ambulante são destaques

“Segue um convite meu por aqui pra GERAL, seja músico amador, profissional, aluno iniciante intermediário ou avançado, companheiros de música, carnaval, e vida: Mais uma vez, um coletivo com diversos artistas de Nikity irá realizar um ato na cidade, e vai ter cortejo, vai ter bloco, vai ter música no sopro, no batuque e no gogó SIM. Porque o Carnaval é a antítese do Bolsonarismo! Tragam seus instrumentos para o Cortejo LULARTE. Porque CARNAVAL é a antítese do Bolsonarismo; e se de um lado há uma energia mórbida que deseja a morte simbólica e literal dos diferentes, o carnaval é o oposto disso, pois CARNAVAL é celebração da vida, dos diferentes. E se não fosse a música, o carnaval, e a junção de tanta gente que luta do mesmo lado durante esses últimos anos, como teríamos sobrevivido até aqui? Qualquer um que experimentou um carnaval em sua potência, sabe do seu valor e potencial democrático e revolucionário. Se eles erguem armas (e arminhas), nós erguemos instrumentos; e pra quem espalha o medo nossa resposta é a ARTE.” disse Edson Matos.