Política

Em depoimento, Roberto Jefferson diz ter dado 50 tiros contra a Polícia Federal

Roberto Jefferson com armas e a bandeira do Brasil ao fundo | Divulgação
Roberto Jefferson com armas e a bandeira do Brasil ao fundo | Divulgação

O ex-deputado federal Roberto Jefferson já está no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. Roberto Jefferson (PTB), do mesmo partido de Daniel Silveira (PTB) e Padre Kelmon (PTB), disse em depoimento ter dado 50 tiros contra agentes da Polícia Federal que o prenderam no domingo (23), em sua casa no RJ. A informação foi dada em depoimento à Polícia Federal.

Jefferson diz ter atualmente arsenal entre 20 e 25 armas e que, se quisesse, ‘matava os policiais’. A prisão em flagrante foi mantida em audiência de custódia. Jefferson disse também que já teve mais de 100 armas, quando morava em Petrópolis, mas que atualmente tem entre 20 e 25 armas. De acordo com o ex-deputado, as armas estão em um hotel em Brasília e foram adquiridas legalmente “no mercado”.

O ex-deputado diz que atirou na viatura da Polícia Federal e que não queria atingir os policiais e também admitiu ter lançado três granadas nos quatro agentes que estavam embaixo da sua casa, em Comendador Levy Gasparian, no interior do estado. Dois agentes acabaram ficando feridos pela injusta agressão. O ex-deputado foi indiciado por quatro tentativas de homicídio.

O ex-parlamentar, que estava em prisão domiciliar, teve que retornar ao sistema penitenciário por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu que Jefferson deveria voltar à prisão preventiva pelo descumprimento de medidas cautelares impostas, como não postar nas redes sociais. Na última sexta-feira (21), em vídeo publicado na internet, Jefferson atacou a ministra Cármen Lúcia, referindo-se a ela com palavras de baixo calão. Roberto Jefferson cumpria prisão domiciliar, determinada no inquérito sobre uma organização criminosa que atenta contra o Estado Democrático de Direito.

Roberto Jefferson já está no presídio de Bangu 8

O ex-deputado federal Roberto Jefferson já está no presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, no Complexo de Gericinó. Ele chegou à noite após o desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes confirmar na audiência de custódia, por videoconferência, a prisão do ex-parlamentar. O presídio é o mesmo, onde no dia 13 de agosto do ano passado, Jefferson foi levado em ação onde são investigados atos anti-democráticos no qual ele é réu.

O político passou a noite preso no Presídio de Benfica, zona norte do Rio, após ter sido detido no domingo (23) em Conselheiro Levy Gasparian, no interior do Rio. Ele resistiu a ação de policiais federais que cumpriam mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes. Jefferson atacou, com tiros de fuzil e granadas, uma equipe da Polícia Federal que tentava cumprir um mandado de prisão preventiva contra ele, emitido pelo ministro no dia anterior. Dois policiais ficaram feridos. A prisão foi efetivada ainda na noite de domingo.

A prisão foi mantida durante uma audiência de custódia realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O procedimento foi conduzido via videoconferência pelo desembargador Airton Vieira, juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Pelo ataque contra a equipe da Polícia Federal, Roberto Jefferson foi indiciado pela PF por quatro tentativas de homicídio e poderá se tornar réu em um novo processo.

Como ficou a viatura da PF

Divulgação PF
Divulgação PF
Divulgação PF
Divulgação PF
Divulgação PF
Divulgação PF

Com Agência Brasil