Saúde

Hospital Antônio Pedro recebe novos funcionários

Aprovados no concurso de 2019 da Ebserh participaram das atividades de integração
Aprovados no concurso de 2019 da Ebserh participaram das atividades de integração

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) recebeu, na última terça-feira (11), 72 novos funcionários para o quadro de pessoal da unidade. Os concursados foram aprovados na seleção pública de 2019 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o hospital. Do total, foram 17 da área médica; 51 da área assistencial; e quatro da área administrativa. As atividades de integração e assinatura contratual foram organizadas pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).

As orientações gerais para os novos integrantes ficaram a cargo da Unidade de Administração de Pessoal e da equipe da Unidade de Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST). Os principais pontos introduzidos foram: folha de ponto e sistema biométrico; fluxo de atendimento aos acidentes de trabalho; rotina de validação de atestados médicos; etc. Durante a integração, outros temas foram abordados, como análise de desempenho, avaliação e progressão dos empregados e participação em programas de capacitação e em eventos internos e externos.

Os aprovados foram contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e as convocações feitas de acordo com o cronograma de ampliação dos serviços do hospital, de forma progressiva para o atendimento de qualidade à saúde da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a DivGP, eles já iniciaram os trabalhos nesta semana.

A Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde abril de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.