Política

Ipec 2º turno: Lula tem 51%, e Bolsonaro 42%

Lula e Bolsonaro | Divulgação
Lula e Bolsonaro | Divulgação

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenções de votos no segundo turno e que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. As entrevistas foram feitas entre sábado (8) e segunda-feira (10) e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com o Ipec, nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. O cálculo dos votos válidos, é feito, excluindo os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição.

Na sondagem espontânea, na qual os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49%, e Jair Bolsonaro (PL), com 42%. Brancos e nulos somaram 5% e 4% dos entrevistados ou disseram que não sabem ou não responderam.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.