Cidade

MAC Niterói iluminado com luzes na cor amarela

Além do museu, outros prédios de Niterói terão as fachadas iluminadas com lâmpadas amarelas | Foto: Lucas Benevides

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi iluminado com luzes na cor amarela, na noite desta sexta-feira (9), em alusão à campanha Setembro Amarelo, de atenção à depressão e prevenção ao suicídio. A iniciativa dá visibilidade ao problema que, a cada dia, faz mais vítimas no Brasil e no mundo.

Durante o mês de setembro, várias ações serão realizadas na cidade. Além do MAC, a Câmara Municipal e outros prédios importantes de Niterói também terão as fachadas iluminadas com lâmpadas na cor amarela. A Câmara programou rodas de conversas, seminários, e pretende protocolar um Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio.

As estatísticas revelam que é fundamental falar do tema. Segundo a pesquisa mais recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, no Brasil, foram registrados cerca de 14 mil casos de suicídio. Mundialmente, esse número chega a 700 mil por ano.

Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos, a pedido da empresa farmacêutica Janssen, informa que o tempo médio para uma pessoa procurar ajuda foi de 39 meses (três anos e três meses). A demora ocorreu, principalmente, por falta de consciência de se tratar de uma doença (18%), resistência (13%), e medo da reação dos outros ou vergonha (13%).

Plaza Niterói e MAC se unem ao Centro de Valorização da Vida na prevenção ao suicídio

Niterói é palco de uma série de ações simultâneas, que começou nesta sexta-feira (9/9), no âmbito da campanha do Setembro Amarelo, cuja proposta é sensibilizar a população para o tema da prevenção ao suicídio. Neste primeiro dia, o Plaza Niterói, principal centro comercial do município, e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), marco da cidade desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, receberam iluminação amarela à noite. Ao longo do mês, o shopping também promoverá iniciativas com lojistas e consumidores. Entre elas, a distribuição de adesivos para vitrines informando o telefone de atendimento gratuito do CVV – Centro de Valorização da Vida, o 188.

O CVV conta, em todo país, com mais de 4 mil voluntários, que atendem ligações para o 188 para conversar sobre assuntos sobre os quais não se sentem à vontade de falar com outras pessoas. O atendimento é sigiloso, anônimo e funciona 24 horas por dia. Em Niterói, são 57 voluntários. O site do CVV, onde é possível ter mais informações sobre o trabalho, é o cvv.org.br.

To Top