Notícias

Bares e Restaurantes de Niterói firmam parceria para reaproveitar óleo vegetal usado

Abrasel Niterói firma parceria com cooperativa para reaproveitamento de óleo vegetal usado.
Abrasel Niterói firma parceria com cooperativa para reaproveitamento de óleo vegetal usado.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Niterói e Região dos Lagos (Abrasel – Niterói) firmou uma parceria com a Cooperativa dos Trabalhadores de Niterói e São Gonçalo (COOTRANITS) para recolhimento de óleos de cozinha usados em restaurante para tratamento e reciclagem, chamado de ‘Projeto Praticando o Meio Ambiente’. Hoje em dia esse processo acontece de forma aleatória e muitos empresários doam esses materiais desconhecendo o descarte.

Dados apontam que um litro de óleo de cozinha, contamina cerca de 1 (um) milhão de litros de água e é o equivalente ao consumo de uma pessoa ao período de 14 anos. Isso acontece por o óleo ser mais leve que a água, e fica na superfície criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática. Além de gerar graves problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleo e gordura na rede de esgoto, causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia nociva.

O trabalho ajuda na preservação do meio ambiente com o reaproveitamento do óleo vegetal de cozinha usado. O produto da coleta é destinado para a fabricação de várias coisas, entre elas o óleo diesel, sabão, ração animal e glicerina, por exemplo.

Ao todo oito cooperadores estão envolvidos diretamente na coleta do resíduo, atuando em bares, restaurantes, condomínios, hotéis, associações de moradores entre outros locais. A associação faz parte do Fórum de Economia Solidária do Município de Niterói e tem 14 cooperativas de catadores dentro do grupo de trabalho da reciclagem.

A COOTRANITS possui todas as certificações exigidas, com a coleta destinada à Unióleo, onde possui um armazenamento. A perspectiva é construção de um espaço em Itaipu, na Região Oceânica, para guardar para a Unióleo.

Outra novidade é que a cooperativa quer voltar a oferecer cursos profissionalizantes no CIEP – Rui Frazão, no Engenho do Mato. Esses cursos, que eram oferecidos através de recursos da venda do óleo usado, foram interrompidos com o início da pandemia do coronavírus.