Esportes

Swell com ondas de até quatro metros se aproxima de Niterói

Willyam Santana | Foto: Tony D’Andrea

O Itacoatiara Big Wave (IBW) 2022 emitiu o sinal verde para a realização da última sessão de surfe de tow-in, que deve acontecer nesta terça-feira (30), na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Segundo os organizadores do IBW, um sólido swell previsto com ondas de até quatro metros de altura se aproxima da praia da Região Oceânica de Niterói, na conhecida Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Clube). (Vídeo abaixo da última sessão de tow-in)

Nessa modalidade, os surfistas são rebocados por um jet-ski devido à potência e desafio das ondas. O IBW 2022 é a 1ª competição de surfe de ondas grandes do Brasil simultânea de remada e tow-in. A primeira janela do campeonato atingiu séries de sete metros e os big riders tiveram que entrar no mar de jet-ski pela Praia de Itaipu para conseguirem descer nas remadas. Já na primeira sessão de tow-in, modalidade que começou nos anos 90, no Havaí, e vem se consolidando a cada ano como forma de competição, as ondas chegaram a três metros e os surfistas deram um show nas águas de Niterói.

 

Big Riders já estarão na praia a partir das 6:30. A organização do IBW, em conjunto com pilotos e atletas, desenvolveu rotas de navegação para colocação de surfistas na onda e resgate de atletas após as ondas serem surfadas. Tais procedimentos visam maior segurança na negação e melhores condições de surf para os atletas.

To Top