Notícias

Niterói recebe grandes eventos neste fim de semana!

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

Curta o fim de semana em Niterói com atividades para todos os gostos e bolsos! Estão programados shows gratuitos, feiras, exposições, atividades culturais, festa julina, espetáculos teatrais, trilha, atividades infantis e gastronômicas! Já salva este post para não perder!

Para te ajudar a aproveitar tudo, o cidadedeniteroi.com preparou uma listinha muito especial. É só escolher o passeio que mais combina com você.

Vem cá dar uma olhada no mega roteiro que o cidadedeniteroi.com fez com atividades imperdíveis para você relaxar durante o fim de semana:

» Festival Delícias da Roça no Campo de São Bento

Foto: Lucas Benevides

O Campo de São Bento, em Icaraí, recebe neste fim de semana o Festival Delícias da Roça. O evento, organizado pela Prefeitura de Niterói, é a primeira festa junina naquele espaço público, depois do período mais severo da pandemia de Covid-19. A festa conta com comidas e bebidas típicas, brincadeiras, barracas gourmet e shows, e ocorre neste fim de semana (30 e 31) das 10h às 21h. Infelizmente o evento na sexta (29) foi cancelado. Mas AMANHÃ e DOMINGO a festança é certa. 🎉 “A chuva pegou todo mundo desprevenido hoje e infelizmente o nosso evento precisou ser cancelado no horário da noite. Mas sábado (30) e domingo (31) está confirmado e a programação está incrível! Não perca! Esperamos vocês por aqui.” diz nota divulgada pela organização do evento.



Segundo os organizadores, são cerca de 30 barracas, todas em madeira rústica para caracterizar o ambiente da “roça”, com empreendedores locais e de municípios vizinhos. Todos os dias haverá apresentação de músicos locais com repertório caipira e sertanejo.

O Festival Delícias da Roça mantém ainda uma área destinada à arrecadação de alimentos para a Campanha Niterói Solidária.
Confira a programação musical de 29, 30 e 31 de julho:
  • Sexta-feira (29/07)
    15h – Carla Dias (MPB)
    18h – Ligeirinho (Forró)
    20h30 – Bruno Bonatto (Sertanejo)
  • Sábado (30/07)
    11h – Violudico (Infantil)
    14h – Vini Arouca (MPB)
    17h – Beto Sol (Sertanejo)
    20h30 – Raiz do Sana (Forró)
  • Domingo (31/07)
    11h – Lekolé (Infantil)
    15h – Cadu Dias (MPB)
    17h – Severino e Sua Gente (Forró)
    20h30 – Lara Zuzarte (Sertanejo)




» Feira de adoção de Pets (Adotar é o Bicho!)

Nos dias 30 e 31, das 10h às 15h, acontece a fofíssima oportunidade de conhecer e levar o seu novo melhor amigo pra casa no Campo de São Bento! Além disso, também vai rolar o Festival Delícias da Roça, ou seja: bichinhos fofos, comidas típicas e muita música boa no Campo!

Divulgação




» Niterói celebra Luís de Camões com grande festa

Divulgação

A Prefeitura de Niterói vai participar da celebração da tradicional festa de Luís de Camões, nos dias 30 e 31 de julho, das 13h às 22h, na Praça do Descobrimento, em Piratininga, Região Oceânica. O evento é uma comemoração das comunidades portuguesas e mescla tradições lusitanas com as festas juninas brasileiras. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades. O evento é uma organização da Coordenadoria Geral de Eventos (CGE), Bar Seu Antônio, Caravela Brasileira Produções e conta com apoio da Neltur, Secretaria das Culturas/FAN e da Administração da Região Oceânica.

O evento traz atrações para todos os públicos, como o Grupo Violúdico, a Folia de Reis Estrela do Oriente de Macaé, Paulo Ciranda, Maurício Paraxaxar, Marcelo Mimoso, o Rancho Folclórico Luis de Camões, a Concertina Fernando Santos, a cantora Amelinha e o sanfoneiro Mestrinho, além de comidas típicas.

O evento é uma comemoração das comunidades portuguesas e mescla as tradições com as festas juninas brasileiras. Serão dois dias de festa com atividades para todas as idades.

“O objetivo desta festa é, além de manter viva as tradições herdadas de Portugal, enriquecidas pelas culturas de outras nações como europeia, indígena e africana, dar, também, um sentido cultural e mais verdadeiro, fugindo dos modismos mercadológicos que invadem e destroem a nossa riquíssima cultura popular”, diz Kiko Albuquerque, coordenador da Festa Luís de Camões.

Festa Luís de Camões

Data: 30 e 31 de julho
Horário: das 13h às 22h
Local: Praça do Descobrimento, em Piratininga
Entrada gratuita

» Arraiá 60 UP movimenta Praça Getúlio Vargas neste sábado

Este sábado (30) é dia de arraiá na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, pra quem tem mais de 60 anos! A festa, organizada pela Secretaria Municipal do Idoso, terá barraquinhas, comidas típicas, artesanato e quadrilha do Projeto Arte de Dançar, entre outras atrações.

De acordo com a coordenadora da Secretaria, Daniela Abicalil, a festa foi preparada com carinho e o objetivo é garantir o bem-estar da população da terceira idade no município.
“Por causa da pandemia ficamos dois anos sem ter eventos. Esperamos que nossos idosos possam voltar a participar desses momentos de lazer e cultura”, contou.

Para a aposentada Tania Maria Hammes, de 61 anos, eventos como esse são uma oportunidade de reforçar os laços sociais e tirar os idosos de casa
“Já chamei várias amigas para ir! Niterói é uma cidade que se preocupa com a população da terceira idade e que é vocacionada para isso. O entretenimento é muito importante para a mente e para o corpo. Temos que nos cuidar”, afirmou.

Haverá, ainda, arrecadação de alimentos e agasalhos na barraca de pescaria solidária. Para participar da brincadeira basta levar 1 kg de alimento ou um agasalho que será doado para a Igreja Santo Cristo, no Fonseca.

A música fica por conta do Grupo de Forró Informal e da Banda El Caribe. A festa, gratuita, começa às 16h. A Praça Getúlio Vargas fica em Icaraí, em frente ao antigo cinema Icaraí.


» Polo Gastronômico de Icaraí recebe o “Choro na Rua”

Divulgação

No domingo, dia 31 de julho, às 16h, a Fundação de Arte de Niterói apresenta, no Polo Gastronômico de Icaraí, na Rua Doutor Leandro Mota, o projeto “Choro na Rua”, sob liderança do compositor e trompetista Silvério Pontes. Desta vez, Marquinhos Diniz se junta à roda, como convidado. Participação especial da Sinfônica Ambulante.

No repertório, clássicos do samba e do choro, como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, Paulinho da Viola, Chico Buarque, entre outros.

O coletivo “Choro na Rua” nasceu espontaneamente na Rua do Rosário, em dezembro de 2016, em frente à extinta livraria Al-Farabi, no lançamento do livro sobre a dupla Zé da Velha & Silvério Pontes. A roda, que aconteceu na rua e cujo vídeo teve mais de um milhão de visualizações nas redes sociais, fez com que um núcleo de músicos percebesse que havia demanda por esse tipo de música fora dos ambientes formais.

Silvério Pontes explica a proposta do evento de levar essa magia para um público maior, proporcionando diversão e entretenimento, além de ocupar os espaços urbanos e fortalecer a identidade cultural da cidade: “o choro começou na rua, na serenata. Daí foi para confeitaria, bares, cabarés, gafieiras, rádios, estúdios de gravação e até salas de concerto. Agora é hora do choro voltar pra rua, enriquecido por toda essa experiência”.

Desde março de 2017, o “Choro na Rua” tem acontecido em diferentes espaços, conseguindo atingir um público que vai desde aficionados do estilo musical até o simples passante. Da terceira idade até a criançada. O coletivo coloca em prática a essência da roda de choro: liberdade por princípio, compartilhamento por base e alegria por fim.

“Como músico, sei o quanto é importante a valorização do artista, o apoio e o incentivo para proporcionar ao público uma programação como essa. Vale conferir! É democrático, acontece na rua e valoriza estilos musicais brasileiros”, afirma Fernando Brandão, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.

Formação:

Silverio Pontes – trompete
Alexandre Romanazzi – flauta
Daniela Spielmann – sax
Bebê Kramer – acordeon
Tiago Souza – bandolim
Rogério Caetano – 7 cordas
Charles – violão
Henrique Cazes – cavaquinho
Netinho Albuquerque – pandeiro
Rodrigo Jesus percussão

Serviço:

“Choro na Rua” – com Marquinhos Diniz e Sinfônica Ambulante
Evento gratuito
Data: Domingo, 31 de julho de 2022
Horário: 16h

Local: Polo Gastronômico de Icaraí – Rua Doutor Leandro Mota

» Expo Nit Pet 22 no Caminho Niemeyer

🐶😺 Vai rolar neste final de semana, no Caminho Niemeyer, a #EXPONITPET22!

Divulgação

Serão dois dias de muitas palestras, concursos de beleza, desfile e demonstração de adestrados e adoção de animais. Para os pais e mães de pet, brinquedos para as crianças, food-trucks, área de alimentação, entre outras atrações.

Chama a família, bota aquela fantasia fofa no seu #pet (quem sabe não é a hora dele brilhar?) e curta esse fim de semana de muito amor e carinho.

A entrada do evento é gratuita. Para quem quiser e puder, a organização pede a doação 1kg de ração para pet. Todo alimento arrecado será doado para a associação @casadocaoegato!

📆: 30 e 31 de Julho

⏰: Sábado: 09H as 18H

Domingo: 09H as 17H

» Lançamento do livro “Teatro GayLussac – uma história a ser contada”

Nesta sexta-feira o Instituto GayLussac lança o livro “Teatro GayLussac – uma história a ser contada”, que faz um importante resgate cultural da cidade Niterói.

A obra será lançada em um evento aberto ao público nesta sexta-feira, 29 de julho, às 19h30min, no Teatro GayLussac. O espaço possui capacidade de 200 pessoas.

Divulgação

» Baile Charme no MAC Niterói

Neste domingo dia 31/07, partir das 12h, a Família Black Star realiza o seu famoso Baile Charme no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói). 💃🏾✨Em clima de celebração, o tradicional baile recebe pessoas de todas as idades para se divertir ao som de clássicos do charme e suas vertentes. Não perca! 🛸



Com a presença dos DJ’s JP Shine Black, Evelyn, Roberto e Paulão, o público é convidado para se divertir e dançar com o melhor do charme e suas vertentes. O evento conta ainda com uma Feira de Arte e Gastronomia, vai ser lindo!

Divulgação

» Festa Julina em Itaipu

A Festa Julina da Paróquia de São Sebastião de Itaipu será um grande evento no estacionamento da Praia de Itaipu, neste domingo (31), das 7h às 22h. Terá barraquinhas, espaço kids, Santa Missa e muito mais. A paróquia convida a todos para viver um bom momento em comunidade!

Divulgação



» Aula gratuita de Pilates na Praia de Icaraí

Divulgação

Neste domingo (31), nas areias de Icaraí, acontece mais uma edição do projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL, o “Niterói em Equilíbrio”. O projeto realiza neste domingo aula gratuita de Pilates, às 9h, entre as ruas Belizario Augusto e Otávio Carneiro, e será ministrada pela professora Rosane Serrano. Para participar basta chegar no local na hora marcada levando sua própria canga ou toalha. Em caso de chuvas não haverá projeto



» Show Bia Miranda e Banda no Teatro Popular Oscar Niemeyer

Após o sucesso da jovem Bia Miranda no reality show musical “The Voice Kids Brasil”, no ano seguinte, em 2022, cinco músicos talentosos e a jovem cantora se reuniram em busca de um bem comum: FAZER MÚSICA DE QUALIDADE! 

Todos profissionais de altíssimo nível, dedicados, atenciosos, pessoas de excelente caráter, que sabem bem o quanto a arte da música influencia na vida de pessoas, feito um perfume que deixa uma lembrança olfativa, a música é capaz de registrar para sempre momentos especiais em todos nós. Com repertório extremamente jovem e inovador, o grupo vem trazendo uma nova “roupagem” para músicas bem atuais, deixando sua marca registrada!

Assim nasceu o projeto Bia Miranda & Banda. Aonde quiserem música boa, tocaremos… no Brasil e porquê não, no MUNDO… porque sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então BORA SONHAR GRANDE, SONHAR ALTO, POIS O CÉU É O LIMITE !! 

Evento: Show Bia Miranda

Data: 30 de julho

Classificação: Livre

Horário de início do evento: às 19h

Duração do evento: 1h 30min

Ingressos: R$ 30 inteira/  R$ 15 meia-entrada

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer |R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (atrás do Terminal)

Horário de Funcionamento da bilheteria: quarta a sexta, das 13h às 18h. Em dias de espetáculo, a bilheteria abre três horas antes do início da sessão.

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/74750/d/147234/s/961461

Divulgação



» Grupo Pixote em Piratininga

Dia 30 de Julho (Sábado) tem Grupo Pixote no Zen Bar Niteroi, em Piratininga, Est. Francisco da Cruz Nunes 2012. Será um evento premium, intimista, poucos ingressos mas com aquela energia inigualável. Camarotes: (21) 98286-8970 WhatsApp

Ingressos: https://www.ingresse.com/pixote-zen-bar-niteroi

Divulgação



» “Ao Som de Clarice” é encenada no Solar do Jambeiro

Divulgação

Nos dias 29 e 30 de julho, sexta e sábado, o jardim do Solar do Jambeiro vai receber a encenação da peça teatral “Ao Som de Clarice”, que será interpretada pela Companhia Atores de Armando Gonzaga. O evento tem entrada gratuita e é realizado pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN). Os ingressos custam R$ 30,00.



“Ao som de Clarice” fala do encontro imaginário de um músico solitário e uma atriz de teatro, sua musa inspiradora. A peça se passa inteira no camarim da atriz, os dois personagens em cena, dialogando em suas singulares formas de expressão temas como amor, esperança, desesperança, desespero, medo, entre outros. A personagem Anita é representada por três atrizes; cada atriz em cena retrata um momento de Anita, atormentada por dúvidas e medos, até sua entrega derradeira ao homem amado. Na trama, o amor é o tema central, fonte inesgotável de inspiração que transforma vidas. Os personagens são inspirados em pensamentos de Clarice Lispector.

Sobre a Companhia:

A Cia Atores de Armando Gonzaga ministra oficinas e apresenta espetáculos há cerca de dez anos. Privilegia as obras do dramaturgo Armando Gonzaga como também de autores contemporâneos. Dirigida pela dramaturga Marília Damatta, tem em seu corpo de atores profissionais das artes cênicas do eixo Rio/Niterói. Sediada em Piratininga, a Cia apresenta mostras teatrais ecléticas, desfilando entre comédias, dramas e poesias, em sua maioria autorais.




Sobre Clarice Lispector:

Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro – “Perto do Coração Selvagem” – recebeu o Prêmio Graça Aranha. É considerada uma escritora intimista e psicológica, mas sua produção acaba por se envolver também em outros universos, sua obra é também social, filosófica e existencial.

Em busca de uma linguagem especial para expressar paixões e estado da alma, a escritora utilizou recursos técnicos modernos como a análise psicológica e o monólogo interior. As histórias de Clarice raramente têm um começo meio e fim. Sua ficção transcende o tempo e o espaço e os personagens, postos em situações limite, são com frequência femininos, quase sempre situados em centros urbanos.




A escritora viveu quase duas décadas fora do Brasil e escreveu muitas cartas aos amigos e com olhar cosmopolita. Fala nas correspondências sobre os absurdos do cotidiano, as agruras da condição humana e as banalidades da vida. Suas cartas foram reunidas na obra ‘Todas as Cartas’, publicada em 2020.

Peça teatral “Ao Som de Clarice”

Data: 29 e 30 de Julho de 2022
Horário: Sexta e sábado, 19h
Lotação: 40 pessoas
Ingresso: R$ 30 (inteira)

Local: Solar do Jambeiro – Jardim
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ




» 1ª Mostra de Produtos Artesanais de Empreendedores da Clin

Neste final de semana (dias 30 e 31 de julho), o Campo de São Bento vai receber a 1ª Mostra de Produtos Artesanais, feira que irá reunir e expor o trabalho de mulheres funcionárias da CLIN – Companhia de Limpeza de Niterói.

O evento é resultado do projeto Geração de Renda Rápida, curso de empreendedorismo parceria entre a Prefeitura de #Niterói com a Universidade Federal Fluminense – UFF, que oferece aulas de marketing e treinamento sobre a comercialização de produtos artesanais para funcionários e servidores próximos da aposentadoria.




Na exposição, os visitantes poderão conhecer o fruto desse trabalho e as diversas mercadorias produzidas como artesanato, gastronomia, bijuterias e vários outros acessórios feitos inteiramente pelas nossas mamães garis. Participe!

Data: 30 e 31 de julho, das 10h às 15h
Entrada gratuita!
Endereço: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento)

Divulgação

» “Vivá Cia de Dança’ homenageia Dorival Caymmi, no Theatro Municipal

Divulgação

O Theatro Municipal de Niterói recebe no dia 29 de julho, sexta-feira, às 19 horas, a Vivá Cia de Dança, com o espetáculo “Sobre as Ondas do Mar”.

Trata-se de um musical de dança e de teatro, com canções ao vivo, que é livremente inspirado nas obras do ícone da MPB Dorival Caymmi. Concepção e direção artística de Carlos Fontinelle e, no elenco, a Vivá Cia de Dança.

A apresentação revela-se no palco uma estética debruçada sobre o mar – o movimento das águas e das redes –, além da vida de pesca, com inferência ao artista.




A montagem reflete a vida por entre imagens e questões do homem pescador, acerca do seu ofício e dos seus sentimentos. “Sobre as Ondas do Mar”, no teatro, configura-se como um mergulho no mar de dança, de poesia e de música.

Mais do que um balé cantado, Sobre as Ondas foi inspirado na canção ‘O Mar’, de Caymmi, partindo daí seu principal veio dramatúrgico. O show apresenta em cena Pedro e Rosa, abraçando a narrativa dessa canção. O mar torna-se o cenário poético das questões que perpassam a vida do casal e leva ao espectador questionamentos e diferentes olhares sobre a vida a dois, nos seus mais extremos aspectos de apego, entrega, perda e continuidade de ciclo.




A peça trata, ainda, de expectativas, de submissão, de desejos e do amor como fluxo de onda, pensando o movimento do corpo e a capacidade humana de se lançar e voltar atrás em relação aos sentimentos.

A Vivá Cia de Dança estreou no cenário em 2012. Apresenta uma identidade mais concisa e defende novos conceitos de movimento e estética.

Ficha Técnica

Direção Geral e Coreografia: Carlos Fontinelle
Concepção e Roteiro: André Sigom
Trilha Sonora: Bruno Costa
Direção de Arte e Visagismo: Giselle Leal e Fontinelli Criações Artísticas
Iluminação: Mauro Carvalho
Operador de Luz: Rodrigo Villalobos
Atores/ Cantores: André Sigom e Giselle Leal
Músicos: Fabio Aquino e Flávio Pacheco
Bailarinos: Adriana Bastos, Beatriz Tosta, Diana Rosa, Diego Endrigo, Erick Simões, Gabriela
Cidade, Gabriela Pierri, Marina Nogueira, Priscila Tanuri, Raphael Rodrigues e Thiago Santiago.




Protocolos sanitários:

É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. É facultativo o uso de máscaras pelo público durante a permanência nas dependências do teatro.

Serviço

Vivá Cia de Dança | Sobre as Ondas do Mar
Data: Sexta-feira, 29 de julho de 2022
Horário: 20h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 50,00

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 3628-6908




BILHETERIA

Sympla – vendas online.
Ingressos à venda também na bilheteria do teatro.- aceita dinheiro, cartões de crédito/débito e Vale Cultura
Horário de Funcionamento:
Dias com espetáculo – quarta a domingo, das 14h até o início do mesmo.
Dias sem espetáculo – Quarta a sexta, das 14h às 18h.

» O Teatro Popular abre espaço para o espetáculo “Adolescentes Sim, e Daí?”

Divulgação

Em única apresentação no domingo, dia 31 de julho, no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, o grupo de teatro da Becs Model vai encenar a peça infantojuvenil “Adolescentes Sim, e Daí?”. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

A história é baseada em fatos reais, retratando diversos aspectos da sociedade contemporânea, ética social e pessoal, direitos e deveres do cidadão, convivência familiar, educação linguística, sem se prender ao individualismo humano, mas não esquecendo o caráter lúdico. Assim, mostra o universo adolescente e suas peculiaridades.




A Becs Model está há mais de vinte anos formando atores. Investe e apoia novos talentos, formando profissionais qualificados para o mercado incentivando a cultura.

Ficha Técnica

Concepção Coreográfica e direção: Rayanne Marinho

Elenco: Clara Gouveia, Marcos Lee, Jéssica Gomes, Larissa Gomes, Fabio Silvestre, Rosy Silva, Victor Affonso, Julia Azeredo, Julia Menezes, Raphael Baesso, Leticia Braga.

Trilha Sonora: Rayanne Marinho
Figurino: Tais Vasconcelos
Iluminação: Iury Maués
Cenário: Ariele Martins
Produção Executiva: Rozi Marinho – Becs Model

Serviço

Evento: Espetáculo “Adolescentes Sim, e Daí?”
Datas e Horários: Domingo, 31 de julho, às 19h
Duração: 50min
Ingresso: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)
Site de vendas: www.sympla.com
Classificação etária: 14 anos

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói
Tel.: (21) 2719-9900




» “Confusão no convento das flores – a sátira” é encenada na Sala Nelson

Divulgação

No dia 31 de julho, a Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta, às 20h30, o espetáculo “Confusão no convento das flores – a sátira”, do projeto social Maturiarte, que atende a maturidade.

A peça fala das senhorinhas, não tão santas assim com parecem, sobreviventes de um convento afastado de um centro de uma cidade qualquer. Elas passam por problemas financeiros e vivem de sopa todos os dias. Com a ajuda do Monsenhor Lirio, essas senhoras recebem uma ajuda financeira, doada por uma senhora que fará uma viagem ao redor do mundo e veem uma luz no fim do túnel. Em troca, precisam tomar conta de uma jovem rebelde e torná-la uma noviça, sem mesmo saber se ela quer viver em clausura. Essa é só mais uma das confusões que acontecem nesse convento, nada convencional.




O público terá dúvidas de quem realmente é freira neste recinto e o espetáculo terá um desfecho inesperado.

Ficha técnica:

Produção: Tzo Produções.
Texto: Renato Tozo Sampaio.
Direção: Mery Cardoso.
Assist. produção: Ramon Guimarães.
Figurinos: Irene Rocha.
Camarim: Edilar Marins.
Cenários: Renato Tozo Sampaio e Luiz Carlos (Tuca).
Preração de sonoplastia: Douglas de Castro
Operação de luz: Tyago fontenele.

Elenco:

Ana Storni, Helena Bergara, Irene Rocha, Julianna Cormack, Juliana de Moraes, Lara Paixão, Marina Bias, Marli Silvino, Nalu Tavares, Regina Anjos, Renata Barbosa, Rita Agra, Rogério Araújo

Atriz especialmente convidada: Líbia Busquet.

Serviço:

Evento: Confusão no convento das flores – a sátira
Data: Domingo, 31 de julho de 2022
Horário: 20h30
Link das vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/salanelsonpereira/
Ingresso: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Classificação Indicativa: 16 anos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos




» Passeio Temático Caminhos de Darwin – Sábado 30 de julho 2022

O Parque Rural de Niterói realizará a Visita Temática ao Caminhos de Darwin, que é considerada de percurso leve, com 3km de extensão, integrando a visita à trilha da nascente e a sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O ponto de encontro será no Parque Rural de Niterói (Rua São Sebastião s/n – Engenho do Mato, Niterói – RJ), às 8h. Importante: Roupas leves, filtro solar, repelente, frutas ou alimentos leves e garrafa para água.

🏃🏻‍♀️ Faça agora sua inscrição pelo link : https://docs.google.com/forms/d/1vv1AJ4SI-C6KgDjMMaMwuiEl23tpoApubnp04UpUVaY/viewform?edit_requested=true

Vagas limitadas!

Divulgação




» “Palco Popular” acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer

Divulgação

O projeto “Palco Popular” terá sua segunda edição no dia 31 de julho, domingo, às 17 horas, com entrada gratuita, celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Trata-se de um show a céu aberto, nos fundos do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O intuito do projeto é privilegiar o artista da cultura musical local, com maior interação do público. A realização é da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

A programação deste domingo celebra a diversidade e apoia a presença de mais artistas negras nos setores da cultura com três talentosas mulheres do meio musical. A DJ Kora abre a “festa”, que conta, ainda, com Krika – cantora, rapper e compositora, que lançou recentemente o álbum de estreia ‘Cartas na mesa’. Encerrando a programação, no melhor estilo do soul, a cantora Ella Fernandes – finalista do Concurso Draft Mood Fm.

O evento resgata a ideia do arquiteto Oscar Niemeyer de um palco externo voltado para a praça do povo, aderente à cidade e acessível, misturando e fomentando a cultura local e popular junto ao belíssimo pôr do sol mais bonito de Niterói e que pinta a arquitetura. A escolha do espaço tem como objetivo promover uma maior interação e integração entre o público que passa suas tardes no Caminho Niemeyer e no Teatro Popular.




Sobre o Teatro Popular Oscar Niemeyer

Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Entre os oito equipamentos, um deles é o Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. O Teatro Popular foi construído em forma de meia-lua, mistura de vidro e concreto. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma platéia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.




Serviço

Evento: Palco Popular
Data: Domingo, 31 de julho de 2022
Horário: 17h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro

Não divulgamos algum evento? Quer indicar? Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp: (21) 96444-9450.