Esportes

“Cidade Sorriso” abre os braços para o Niterói Chess Open

Foto: Claudia Aquino
Foto: Claudia Aquino

Nas mais diferentes áreas do conhecimento, são inúmeras as pesquisas que buscam entender os motivos para o esporte ser tão fascinante. Entre as diversas respostas para as perguntas dessa ordem, é comum encontrar a afirmação de que os esportes fascinam porque promovem alegria, despertam felicidade, produzem sorrisos. De certa maneira, essa teoria encontra embasamento diante de um passeio pelas ruas, parques, campos e praias de Niterói, pois se ela é conhecida nacionalmente como “Cidade Sorriso”, muito se deve à forte presença do esporte na região. O mais recente produto dessa apaixonada relação entre a cidade e o esporte é a 2ª edição do Niterói Chess Open, que ocorre de 1 a 7 de setembro, no Salão de Convenções do Hotel H.

O Niterói Chess Open chega à sua 2ª edição reconhecido como o melhor evento de Xadrez do Brasil, distribuindo a maior premiação em todo o país, 35 mil reais, e contando com a participação de 13 Grandes Mestres Internacionais. Para que esse status tenha sido alcançado tão rapidamente, tem sido fundamental a parceria estabelecida com a Prefeitura de Niterói. Nas palavras do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o Niterói Chess Open é mais uma prova de que a cidade é perfeita para a prática de diferentes modalidades esportivas: “Seja ao ar livre ou em lugares fechados, Niterói tem público e vocação para todos os esportes. Estamos apoiando esse Aberto de Xadrez, que contará com 250 participantes de quase 10 países e de todas as regiões do Brasil, com toda a paixão. Assim como fazemos com as competições de canoagem, futebol, voleibol e tantas outras. É um privilégio divulgar o xadrez aqui. Tenho certeza de que o evento será um sucesso absoluto. Estamos trabalhando para isso”.

Além do Torneio Aberto do Brasil – II Niterói Chess Open 2022, a programação inclui o Torneio de Blitz – Nikity Blitz 2022, a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano e o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022. Quanto ao Torneio Escolar, vale mencionar que as inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto e são gratuitas para estudantes municipais da rede pública, enquanto os da rede privada precisam apenas levar 1Kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade locais. No embalo do Niterói Chess Open, outras atividades paralelas estão sendo programadas, já estando confirmado o lançamento do livro “Escalada de um Campeão – Bobby Fischer 1970-1972”, no dia 1 de setembro. Os autores Antônio Sylvio F. da Costa, Antonio Claudio Marcolino e José Costa Fernandes Jr., este último um dos organizadores do Niterói Chess Open, estarão presentes. Os detalhes da programação do evento, assim como outras informações, podem ser encontrados em www.niteroichessopen.com.br.

Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).