Esportes

Niterói Chess Open 2022: o melhor Aberto de Xadrez do Brasil está de volta!

Arquivo | Niterói Chess Open 2019
Arquivo | Niterói Chess Open 2019

Existem inúmeras formas de ilustrar que o Xadrez é um dos esportes mais praticados ao redor do mundo, sendo uma das mais evidentes o fato de que a FIDE (Federação Internacional de Xadrez, em português), com 200 países afiliados, possui mais membros do que a ONU (Organização das Nações Unidas). E pode-se dizer que não é de hoje que a cidade de Niterói se encontra inserida no vasto universo do Xadrez, muito pelo contrário. Por exemplo, conforme apontam registros históricos, o Club de Xadrez de Nictheroy foi fundado em abril de 1924, ou seja, alguns meses antes da própria FIDE. Atualmente, o grande símbolo da tradição enxadrística da “Cidade Sorriso” é o Niterói Chess Open, o melhor evento de Xadrez do Brasil, que retorna para sua segunda edição entre os dias 1 e 7 de setembro oferecendo 35 mil reais em premiação:

“Niterói tem uma belíssima história no Xadrez, que precisa ser sempre celebrada e que nos serve de motivação para agir no presente e olhar para o futuro. O Niterói Chess Open é um fruto dessa tradição e nós nos esforçamos para enriquecê-la ainda mais. Por isso, hoje temos um enorme orgulho em promover um Aberto de Xadrez que contará com 250 participantes de quase 10 países e de todas as regiões do Brasil, distribuirá a maior premiação dentre todos os torneios que são realizados no país e receberá nada menos do que 12 Grandes Mestres Internacionais”, destacou Andrey Czertok, um dos idealizadores e organizadores do Niterói Chess Open.

De certa maneira, a lista dos Grandes Mestres Internacionais do Niterói Chess Open reflete o encontro entre passado e presente que é uma das marcas do evento. Lá está o nome de Henrique Mecking, o Mequinho, sem dúvidas o enxadrista brasileiro de maior sucesso, tendo sido número 3 do ranking mundial em 1977 e top 10 em todos os anos entre 1976 e 1982. Mequinho tornou-se o primeiro Grande Mestre do Brasil em 1972, exatamente meio século antes de Renato Quintiliano, que este ano se confirmou como o 15º e mais recente no país a obter este título. Renato Quintiliano não apenas estará no Niterói Chess Open como realizará uma exibição simultânea. Por essas e outras que o Diretor do Torneio José Costa Fernandes (Mestre FIDE) está repleto de expectativas:

“Dos 12 Grandes Mestres Internacionais brasileiros que ainda estão na ativa, 9 participarão do Niterói Chess Open, incluindo todos os 7 que alcançaram esta titulação desde a última década. Esses números indicam que podemos esperar muito equilíbrio e partidas que serão analisadas e estudadas por um bom tempo. Além do mais, é sempre um privilégio e um atrativo à parte poder acompanhar os duelos entre o inesgotável Mequinho, que segue firme e forte como um dos melhores do país, e a nossa nova geração de enxadristas. E não podemos esquecer dos Grandes Mestres e Mestres Internacionais que também virão de outros países da América do Sul e da Europa”.

Ao mesmo tempo em que se inspira no passado, o Niterói Chess Open pensa no futuro e adota diferentes ações neste sentido. Concordando com as pesquisas na área de Educação que sugerem que o ensino de Xadrez estimula o desenvolvimento de criatividade, paciência e concentração, o Niterói Chess Open realiza o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar nas categorias sub-13 e sub-18, com inscrições gratuitas para estudantes da Rede Pública Municipal. Outra estratégia que merece ser mencionada é que o Niterói Chess Open é o único no país a estabelecer inscrições gratuitas para as mulheres, se unindo ao Manifesto da FIDE que declarou 2022 como o Ano Internacional da Mulher no Xadrez e chamou a atenção para a necessidade de medidas que incentivem a igualdade de gênero neste esporte:

“Na nossa 1ª edição, recebemos mais de 100 meninos e meninas para o Torneio Escolar e a expectativa para este ano é ainda maior. Quanto à presença feminina, os números são igualmente ou até mais relevantes. Na última parcial de inscritos tínhamos quase 60 mulheres, o que garante que nosso evento terá uma proporção de enxadristas femininas significativamente acima da média mundial”, contou André Reale, Diretor do Niterói Chess Open.

A programação do Niterói Chess Open inclui as seguintes competições: Torneio Aberto do Brasil – II Niterói Chess Open 2022, Torneio de Blitz – Nikity Blitz 2022, Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022 e Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano. O evento será realizado no Hotel H e terá transmissão online em tempo real. Os detalhes da programação, assim como outras informações sobre o evento, podem ser encontrados em www.niteroichessopen.com.br.

O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).