Notícias

Secretaria do Clima de Niterói apresenta projetos durante Fórum Ambiental na UFF

Foto: Bruno Eduardo Alves
Foto: Bruno Eduardo Alves

Durante a apresentação do VI Fórum de Educação Ambiental, realizado nesta quarta-feira (22) na Universidade Federal Fluminense (UFF), no auditório do campus da Praia Vermelha, o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, apresentou as ações que a Prefeitura de Niterói está desenvolvendo nas escolas da rede municipal de ensino para incentivar as boas práticas ambientais. O secretário destacou a importância de se debater junto a entidades, setor público e sociedade civil como um todo as questões de mudanças climáticas.

“Foi um evento importante para a disseminação da educação ambiental na cidade. Faz parte de um processo de sensibilizar todos os atores envolvidos no processo para que a gente construa a transição cultural que é necessária frente aos eventos extremos e frente a uma cidade mais sustentável. Por conta disso, estamos desenvolvendo também parceria com a UFF, compartilhando todos os avanços, seja na gestão pública ou na academia, dentro de uma cidade sustentável”, explicou Luciano Paez.

A secretaria do Clima (Seclima) foi convidada a apresentar o programa que está construindo com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia para desenvolver a Educação Climática nas escolas. O projeto tem a participação dos principais envolvidos, desde a comunidade escolar, passando por diversas secretarias de governo, empresas e instituições, tendo a Universidade Federal Fluminense como sendo a articuladora e realizadora em conjunto com a secretaria municipal de educação.

De acordo com Luciano Paez, as mudanças climáticas precisam ser debatidas dentro do processo educativo: “As cidades precisam se adaptar aos eventos extremos cada vez mais rotineiros, como chuvas torrenciais, secas extremas, deslizamentos de terra e etc. A sociedade possui um papel fundamental na construção das políticas públicas. E a melhor ferramenta para a transformação social é a educação”, reforçou.

O secretário reiterou que cursos de capacitação que já foram iniciados com alunos e também no próximo mês serão feitos com os professores com o objetivo de ampliar cada vez mais a rede de mobilização em torno das propostas ambientais.

“Fizemos no fim do ano passado tanto um curso de capacitação online com 135 jovens de Niterói, como também um presencial no CIEP Altinéia de Miranda, no Caramujo. Estes encontros foram importantes para entendermos a realidade tanto dos alunos, como também da rede municipal. Agora o grupo gestor está debruçado na ampliação desta capacitação e incluir tais habilidades e competências de sustentabilidade dentro de uma Lei específica do município, para complementar o Plano Municipal de Educação”, explicou o secretário.

Gestão

A Seclima está focada em diversas vertentes para desenvolvimento de políticas públicas e ações sustentáveis e para neutralização do Carbono e que envolvem, poder público entidades e sociedade civil. – A Prefeitura de Niterói está trabalhando a curto, médio e longo prazo com iniciativas baseadas também na adesão, em agosto de 2021, ao Pacto “Race to Zero”, uma iniciativa da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP-26) para zerar a emissão líquida de gases do efeito estufa até 2050. Niterói faz parte do grupo de 12 cidades e quatro estados que integram o pacto e foi a única cidade do Estado do Rio a participar do evento “Corrida Ao Zero”.

A cidade também faz parte da Aliança pela Ação Climática (ACA) Brasil, uma coalizão dedicada a empreender medidas e aumentar o apoio público no enfrentamento à emergência climática mundial. A cidade ainda assinou a Declaração de Edimburgo, sinalizando o compromisso municipal de realizar ações transformadoras para alcançar objetivos e ambições definidas no marco global de biodiversidade.

Foram abertas várias frentes dentro da política pública de neutralização de Carbono e no caminho de cidade sustentáveis coordenadas pela Secretaria do Clima e que podem ser desmembradas em ações multidisciplinares com parcerias de diversos órgãos e secretarias dentre elas: Meio Ambiente, Seconser, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria de Habitação, Ação Social, Defesa Civil, dentre outras.