Notícias

Niterói em luto oficial de três dias pela morte de Marlene Salgado, reitora da Universo

Marlene Salgado de Oliveira | Reprodução
Marlene Salgado de Oliveira | Reprodução

Faleceu na manhã deste sábado (21), aos 86 anos, Marlene Salgado de Oliveira, reitora da Universidade Salgado de Oliveira – Universo. A professora Marlene estava internada no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) e faleceu de causas naturais. Além da Universo, Marlene também fundou o Colégio Dom Hélder Câmara, em São Gonçalo e que tem unidade também em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, junto com seu marido, o professor Joaquim de Oliveira que faleceu vítima de uma parada cardíaca em 22 de outubro de 2021. O velório será no Parque da Colina, Estrada Francisco da Cruz Nunes – nº 987, hoje 21/05, a partir das 15h45.

Marlene era professora e uma empresária de sucesso, além de uma apaixonada pelo mundo das artes. Expandiu sua universidade por todo o Brasil em um momento onde nem todos tinham acesso ao ensino superior. A Universo, quando foi fundada em São Gonçalo, a cidade só possuía uma universidade, a UERJ, no bairro Patronato. Atualmente a Universidade Salgado de Oliveira tem campi em Niterói, São Gonçalo, Uberlândia, Recife, Salvador, Campos dos Goytacazes, Belo Horizonte, Goiânia e Juiz de Fora.

A educadora também era reitora do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), em Minas Gerais.

Nas redes sociais, a Universo prestou uma homenagem à Reitora e Professora, “O grupo ASOEC – Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura, informa com muito pesar o falecimento da Reitora e Professora Marlene Salgado de Oliveira. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. Sabemos como a Reitora Marlene era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-la.”

O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto oficial de três dias na cidade, “Recebi com tristeza a notícia do falecimento da professora Marlene Salgado de Oliveira. Lamento muito a perda deste grande nome da educação no país e na nossa cidade. Reitora da Universo, irá sempre nos inspirar com seu legado de empreendedorismo e na formação de gerações de profissionais e cidadãos. Vou decretar luto oficial de três dias em Niterói em reconhecimento ao seu trabalho e empenho na Educação de nossa cidade. Aos filhos Walace, Wellington, Jefferson e demais familiares e amigos, minha condolências.” disse Grael.