Trânsito

Ecoponte realiza blitz educativa para motociclistas

A concessionária Ecoponte realiza, nesta quinta-feira (19/05), a ação Maio Amarelo Delivery, em parceria com a Prefeitura de Niterói, Detran-RJ e Polícia Rodoviária Federal. Motociclistas são abordados após a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói para receber mensagens educativas e participar de ações.

A blitz é direcionada para motociclistas, por conta do aumento de ocorrências envolvendo motos na Ponte Rio-Niterói, que correspondem a cerca de 6,23% do fluxo na rodovia. Dos acidentes registrados desde o início da concessão, em 2015 até abril de 2022, 24,53% tem motocicletas envolvidas e na maioria das vezes com vítimas, moderadas (57%) e graves (53%).

 

Segundo Matheus Fernandes, diretor Superintendente da Ecoponte, os acidentes acontecem na maioria das vezes por falta de atenção ou imprudências, e resultam em colisões traseiras, quedas de moto e colisões laterais. “Atitudes simples como usar os equipamentos de proteção, não trafegar acima da velocidade e estar atento à sinalização da via, podem evitar esse tipo de ocorrência”, comenta Matheus.

Além da conscientização que será realizada pela Ecoponte e Nittrans, a equipe de educação do Detran usa um óculos de realidade aumentada que simula efeitos de embriaguez e drogas para alertar os motociclistas.

“A segurança no trânsito precisa ser assunto nas salas de aula, nas reuniões de família, dentro das empresas. Precisa mobilizar toda a sociedade. Um dia somos os condutores dos veículos, somos motociclistas, como nesta ação com a Ecoponte. No outro, estamos nas ruas como pedestres, ciclistas. Os mais fortes têm o dever de proteger os mais fracos, pois a mesma pessoa que age com irresponsabilidade ao volante pode sofrer violência no trânsito também”, disse Adolfo Konder, presidente do Detran RJ.

A Ecoponte orienta que o usuário siga instruções básicas antes de sair de casa e na estrada, como revisar itens do veículo, respeitar o limite de velocidade e não trafegar no corredor.

To Top