Agenda

Pedro Franco faz pré-estreia de álbum em Niterói

Pedro Franco faz pré-estreia de álbum em Niterói

O multi-instrumentista Pedro Franco se apresentará nesta quinta (05), às 19h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, dentro do “Instrumental no Popular”, projeto que estreou na casa em março último. Franco faz o pré-lançamento do seu álbum “Black Pantha” (Biscoito Fino), previsto para ser lançado em meados do ano.

“Black Pantha” traz a força do disco de improviso organizado, no qual o artista deposita alguns dos acontecimentos mais importantes da sua vida desde 2015, em forma de música.

Terceiro álbum de carreira, é biográfico e se constrói a partir de uma densidade harmônica que busca deixar claro uma procura. O trabalho desemboca em músicas lúdicas de certa simplicidade, além de expressarem a sua certeza.

“Pantha” significa “buscador de conhecimento” e esse disco é um flutuar sobre a linguagem musical brasileira, mostrando sua arte através do seu bandolim e violão de sete cordas, atuando como se fossem um grande instrumento com essas possibilidades de timbres e tessituras.

No roteiro do show, haverá composições inéditas, como “Balada Core”, “Alguma Paz”, “Carrossel”, “Caminho”, “Hora de Acordar” e “Choro Rio”. Pedro Franco tocará no “Instrumental no Popular” ao lado da Marfa Kourakina (baixo) e Cassius Therperson (bateria), seus parceiros no álbum “Black Pantha”.

PARA CELEBRAR A MÚSICA INSTRUMENTAL

“O Instrumental no Popular pretende se consagrar no calendário cultural de Niterói como um evento que busca celebrar a música instrumental e contemporânea em seus diferentes estilos”, diz Emilly Krüger, CEO da Agência Emma. Haverá um show por mês, até dezembro.

O projeto busca a formação de novas plateias, com ações sociais que vão caminhar concomitantemente com cada apresentação no teatro, através de ensaios abertos, oficinas musicais e ingressos gratuitos para alunos da rede pública de ensino e também de projetos sociais da cidade.

E o público poderá conhecer mais detalhes sobre os artistas do projeto, um dia antes de cada apresentação, no podcast que estará disponível nas redes da Agência Emma, apresentado por Emilly Kruger, no YouTube, Spotify e no Instagram.

PEDRO FRANCO

Multi-instrumentalista virtuoso e compositor, o gaúcho Pedro Franco tem se destacado no cenário nacional como um dos maiores de sua geração, dividindo palco com Maria Bethânia, Zélia Duncan, Roberta Sá, Ney Matogrosso, Yamandu Costa, Gal Costa, Lenine, Zeca Baleiro, Maria Gadu, Luís Melodia, Mariene de Castro e Monica Salmaso, entre muitos outros.

A sua discografia começa em 2010, com “Ida”, em parceria com o acordeonista e pianista Matheus Kleber. Em 2017 foi a vez de lançar “Pedro Franco”, com autorais, sob a direção musical do violonista Marco Pereira. Este trabalho foi indicado como “Revelação” no Prêmio da Música Brasileira em 2018.

Em 2020, ganhou como melhor instrumentista no Festival de Música da Rádio MEC e, em 2021, foi indicado como melhor instrumentista no Prêmio Profissionais da Música. No mesmo ano, lançou o álbum “Minha Voz Fica”, em duo com a cantora Zélia Duncan, com composições de Alzira E. Ele também tocou no musical “A Hora da Estrela”, com direção de André Paes Leme.

Para 2022 os planos são maravilhosos: “Black Pantha” vem aí, de Pedro Franco acompanhado pela baixista Marfa Kourakina e pelo baterista Cassius Theperson. O álbum traz Bebê Kramer, Carol Panesi e Renata Chiquetto como convidados especiais.

INSTRUMENTAL NO POPULAR COM PEDRO FRANCO

QUANDO: 5 de maio, às 19h (quinta-feira)

ONDE: Teatro Popular Oscar Niemeyer – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n, Centro – Niterói

QUANTO: R$ 10 (inteira), com meia entrada a R$ 5

SYMPLA: https://bileto.sympla.com.br/event/73103