Turismo

Caminho Cervejeiro, um novo atrativo turístico de Niterói

Mapa das rotas do Caminho Cervejeiro de Niterói.
Mapa das rotas do Caminho Cervejeiro de Niterói.

A cidade agora terá um novo atrativo turístico entre os seus roteiros, o Caminho Cervejeiro de Niterói promete a degustação de cervejas artesanais super premiadas e feitas do lado de cá da baía, um verdadeiro convite para os aficionados e entendedores desta bebida tão popular e saborosa para muitos! O presidente da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), Paulo Novaes, recebeu a equipe do Curso e Turismo da Universidade Federal Fluminense, ontem, quarta-feira, dia 13 de abril, na sede de Empresa, quando tomou conhecimento dos detalhes do projeto e lhe foi entregue oficialmente uma cópia de todo estudo realizado. (Faça o download do mapa em pdf aqui)

Encontro de apresentação do projeto Caminho Cervejeiro de Niterói | Alison Sapienza, Aluno de Mestrado curso de Turismo da UFF, Renato Lima, Fiscal do PDPA – NELTUR, Carlos Lidizia, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF, Fred Cascardo, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF, André Bento, Diretor do departamento de Turismo – NELTUR, Paulo Novaes, presidente da NELTUR, Ana Beatriz Moreira, aluna do curso de Turismo e Hotelaria UFF (Bolsista de Graduação), Rafaella Vieira, aluna do curso de Turismo e Hotelaria UFF (Voluntária), Lelio Galdino, professor dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFF e coordenador do projeto.

O projeto é fruto do PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados que consiste numa parceria da Prefeitura de Niterói, a Fundação Euclides da Cunha e da UFFUniversidade Federal Fluminense.

O teor do projeto consiste num diagnóstico da indústria cervejeira de Niterói, qualificação de 60 funcionários das cervejarias para o conhecimento sobre serviços e a cultura cervejeira, além da formatação do circuito, através do mapeamento de todos os empreendimentos e a criação das rotas, com desenvolvimento de três no total: Caminho Guanabara; Caminho Jardim Icaraí e Caminho Oceânico, que poderão ser conhecidos através do site www.caminhoscervejeiros.com.

Para o Presidente da Neltur, Paulo Novaes, Niterói foi uma das primeiras cidades do Brasil a instituir uma lei de licenciamento da atividade de microcervejarias e seus bares cervejeiros, a “Lei dos Cervejeiros, que também instituiu o “Selo Cervejeiro”, concedido aos empreendimentos que apresentem critérios como respeito aos valores históricos, sociais, culturais e ambientais da cidade, adoção de práticas sustentáveis, participação em programas de capacitação e qualificação de profissionais cervejeiros e etc. A experiência para o visitante da cidade em observar o processo de produção e degustar ao mesmo tempo é diferenciada e única em Niterói. A Prefeitura de Niterói e a Neltur apoiam esta atividade por ser um produto diferenciado de atração turística e movimentar a economia da cidade, destaca Novaes. a difusão da cultura, mas também pelo desenvolvimento do turismo e da economia da cidade”, afirmou.

O Diretor de Turismo da Neltur, André Bento, diz que é uma experiência diferenciada e única em Niterói, o visitante observar o processo de produção e degustar ao mesmo tempo a cerveja produzida na cidade.