Cidades

Defesa Civil de Niterói inicia capacitação de novos voluntários

Defesa Civil de Niterói inicia capacitação de novos voluntários

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói começou, nesta semana, mais uma capacitação do Núcleo de Defesa Civil (Nudec). O objetivo é formar mais 10 núcleos de voluntários ao longo de 2022. O projeto atualmente conta com mais de 2.500 participantes em cerca de 130 núcleos.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, reforça que os Nudecs são priorizados em locais onde há maior exposição das pessoas a riscos naturais e/ou tecnológicos, e que, durante todo o ano, é promovida uma política preventiva para minimizar os impactos das chuvas na cidade. Segundo ele, os núcleos têm papel importante neste trabalho. “De acordo com a Lei, está previsto que os Municípios devem promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta nas comunidades. Esse é um importante trabalho de conscientização, integração e parceria com a sociedade”, há por exemplo, os Nudecs nas Comunidades, nos Condomínios e voltados à prevenção”, explica o secretário.

Entre os pré-requisitos para se tornar um voluntário do Nudec estão: comprometimento, responsabilidade, solidariedade, profissionalismo, além de amor pelo próximo e pela nossa cidade. Para se tornar um voluntário, basta se cadastrar através do site da Defesa Civil (http://defesacivildeniteroi.com.br/). Uma vez cadastrado, a secretaria de Defesa Civil e Geotecnia entrará em contato e convidará o interessado para participar dos treinamentos.