Agenda

Onda Consciente Niterói acontece na Praia de Icaraí

Onda Consciente Niterói acontece na Praia de Icaraí

O projeto Onda Consciente Niterói, voluntário e sem fins lucrativos, tomará conta da Praia de Icaraí neste domingo (27), de 7h às 10h. O evento reunirá assessorias esportivas promovendo práticas abertas ao público, voluntários em mutirão de limpeza e ação de sustentabilidade e educação ambiental.

Onda Consciente Niterói | Arquivo

O objetivo é, através de ações educativas, promover a consciência ambiental, tornar mais sustentável e sadia a interação da comunidade com o bioma aquático e aumentar a qualidade da preservação e uso desses espaços. Com o apoio da CLIN, todo o lixo recolhido tem sua destinação correta ao final da ação.

Onda Consciente Niterói | Arquivo

Programação da 2ª Edição – 27 de março, Praia de Icaraí (altura da Lopes Trovão):

• 7h às 7h45: Atividades esportivas (frescobol, natação e circuito funcional)
• 8h: Início do mutirão de limpeza na areia por toda a faixa de areia
• 9h: Ação de educação ambiental e sustentabilidade com a Cabe no Mundo

A primeira edição do projeto foi realizada no sábado de carnaval, 26 de fevereiro, na Praia de Icaraí e contou com cerca de 50 voluntários, em práticas esportivas de beach tennis, natação e circuito funcional, e na coleta de lixo.

Idealizadoras e apoiadores

O Onda Consciente Niterói é idealizado e coordenado pelas empreendedoras Cassiana Azeredo (Educadora Física e o nome à frente da Mar Adentro Assessoria Esportiva) e Paola Bittencourt (Relações Públicas e proprietária da marca de moda Fio Orgânico) e surgiu como resultado do amor pela natureza e pela prática esportiva ao ar livre.

“Praticamos esportes na Praia de Icaraí e sempre há lixo na areia e na água, sentimos que precisávamos fazer algo para tentar propagar a consciência ambiental”, comenta Paola.

A Educadora Física e professora de natação na Praia de Icaraí destaca a importância do projeto e das parcerias: “Queremos mostrar a importância da preservação do bioma marinho e de esportes e ecologia caminharem juntos”, diz Cassiana.

São apoiadores e voluntários nesta edição: Camila Souza, da Cabe no Mundo portal de compartilhamento de práticas sustentáveis e negócios de impacto; Coletivo Conexão Oceânica; a fotógrafa Marina Duque (realizando a cobertura fotográfica da ação); as assessorias esportivas Mar Adentro e Circuito na Praia Icaraí, as professoras de natação Taty Nascimento e Mariana Rodrigues; os profissionais de educação física Marcelo Werneck e Marília Cardoso; além de educadores e sociedade civil.