Empreendedorismo

Somos Empreendedoras de Niterói destaca a presença feminina no mundo corporativo

Somos Empreendedoras de Niterói destaca a presença feminina no mundo corporativo

As mulheres lutam há anos por igualdade social e por mais espaço no mercado de trabalho, mas apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, às 9h, será realizada mais uma edição do Café Empresarial, na CDL de Niterói, tradicional encontro dos empresários da cidade e uma oportunidade para buscar novos conhecimentos. Com o tema Empreendedorismo Feminino, o grupo Somos Empreendedoras de Niterói participará com uma conversa falando da potência do fornecimento para qualquer tipo de empresa, do potencial e da capacidade do grupo, abordar a questão da diversidade, das empresas que tem a mulher como empreendedora e estimular que contratem de empresas lideradas por mulheres.

Para garantir que as mulheres participem em termos de igualdade com os homens nas relações corporativas, existem ainda muitas barreiras e obstáculos a serem superados. Mas, o primeiro passo vem sendo dado, que é o de avaliar empresas lideradas por mulheres, conferindo o quanto guardam de potencial e contratando-as como forma de validar a sua eficácia nesse mercado tão competitivo. Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais.

Para comemorar a data, as gestoras do Somos Empreendedoras – Letícia Torzecki, Thaís Garcia, Helga Vianna e Queila Moraes (Foto) estão organizando várias ações e recebendo convites, como o de conhecer a cervejaria Masterpiece, no dia 09 de março, cuja mestre cervejeira é uma mulher: Ingrid Matos.

O grupo também está marcando presença em outros tantos encontros que têm como intenção colocar a mulher no patamar ao qual são merecedoras. Para isso, é preciso sim muita união e não é à toa que o grupo sempre teve claro como um dos seus preceitos, o mote de que “juntas somos mais fortes”.

Parcerias com grandes empresas geram frutos às integrantes do grupo

Nos últimos meses, importantes parcerias foram acertadas com o Plaza Shopping e a Enel, o que rendeu para várias integrantes do grupo Somos Empreendedoras, e até para o próprio grupo, a organização e presença em eventos de destaque na cidade. É o caso, por exemplo, do TED, organizado pelas gestoras do Somos, e que proporcionou a visibilidade devida para a temática do empreendedorismo feminino em Niterói. Durante a Cultura nas Estações, projeto desenvolvido pela Enel, o Somos Empreendedoras marcou presença, assim como no ID Festival. Nesses dois últimos, participantes do grupo foram convidadas para atuar como palestrantes e mediadoras.

Conforme explica a empresária Thaís Garcia, da Printmill, são essas parcerias com grandes empresas que elevam o padrão gerencial de uma empresa e conferem a ela cada vez mais credibilidade no mercado e consequente crescimento da sua parte operacional. “Nós acreditamos que no mundo dos negócios, as infinitas conexões são responsáveis por gerar relações saudáveis e de validação da capacidade empresarial dessas empreendedoras. Esse relacionamento proporciona identificar o que pode ser um produtivo contato comercial, e isso sim gera valor em toda a cadeia produtiva”, explica.

O grupo Somos Empreendedoras

Criado na cidade de Niterói, em 2017, o grupo de empreendedoras formado pela sócia diretora na C.Chaves Comunicação e Marketing – Helga Vianna; por Letícia Torzecki – lojas Ri Happy Icaraí , Itaipu e Itaboraí e Valisere Niterói; por Thais Garcia- proprietária da Gráfica Printmill e por Queila Moraes – Gerenciamento de Projetos, tem como papel fundamental promover um ambiente sinérgico de valorização do empreendedorismo feminino. Sob o lema de que “juntas somos mais fortes”, as gestoras do grupo incentivam a troca de experiências e vivências, estimulando o crescimento e desenvolvimento do grupo.