Notícias

Cônsul americana participa de roda de conversa em Niterói com alunas do Projeto Mulher Líder

Cônsul americana participa de roda de conversa em Niterói com alunas do Projeto Mulher Líder

Nesta quarta-feira (23), mulheres que fazem parte do Projeto Mulher Líder da Prefeitura de Niterói participaram de uma roda de conversas com a Cônsul Geral dos Estados Unidos, Jacqueline Ward. O projeto foi lançado em outubro após a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) ganhar o prêmio do edital do Consulado Americano – Federal Assistance 2021 de 19.655,18 mil dólares (cerca de R$ 109 mil). O Projeto Mulher Líder visa oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo.

A secretária da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, conta que a Codim existe há 19 anos com a principal missão do enfrentamento às violências contra as mulheres. “Investir na capacitação das mulheres possibilita sua emancipação e autonomia financeira. Para além de receberem acolhimento e fortalecimento nos nossos equipamentos, estamos possibilitando portas de saída do ciclo da violência, renovando a esperança e a construção de uma nova trajetória em suas vidas”, destacou Fernanda.

No dia do lançamento do projeto, a Cônsul esteve na cerimônia e destacou que o projeto Mulher Líder se alinha aos temas prioritários da missão americana no Brasil, como o empoderamento feminino, inovação e ascensão social. “Foi um prazer voltar a Niterói. Participei do lançamento do Projeto Mulher Líder há cinco meses, mas para mim é importante sempre escutar as histórias das participantes. Esse tema é prioridade no consulado e para mim também”, disse Jacqueline Ward.

A metodologia do projeto atende a, pelo menos, quatro itens propostos no edital como Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Trabalho decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; Indústria, Inovação e Infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e Redução das Desigualdades.

Depois da roda de conversa, as alunas participaram de aula sobre Habilidades Socioemocionais, Módulo 1 do curso, com a psicóloga Carla Fellows. O Projeto Mulher Líder teve o início das aulas em fevereiro. Até o fim do ano, serão quatro turmas de 30 alunas, duas por semestre. A aula inaugural aconteceu no Caminho Niemeyer, onde as mulheres receberam um kit com material complementar. Os cursos têm duração de quatro meses. As disciplinas incluem ensino à distância e presencial e abrangem as competências de liderança, planejamento estratégico, gestão financeira, inovação, programação, marketing digital entre outras.

O Projeto Mulher Líder está alinhado ao Plano Estratégico de Niterói e colabora com a possibilidade de transformar a realidade dos lugares onde as mulheres residem a partir da ação direta de uma liderança empoderada e capacitada. Essa proposta vai ao encontro de uma cidade próspera e dinâmica, com promoção da inclusão social e permitindo que os cidadãos menos favorecidos tenham a oportunidade de fazer parte da geração de renda da cidade, por meio da construção de capital intelectual nas áreas conectadas aos pontos fortes econômicos locais, oferecendo oportunidades iguais.