Região Serrana

Reconstrução de Petrópolis é tema de reunião entre prefeitos

Reconstrução de Petrópolis é tema de reunião entre prefeitos

A reconstrução de Petrópolis será tema de uma reunião na próxima terça-feira (22), às 9h, entre o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, Prefeito de Aracaju (SE), o prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Bomtempo, e prefeitos convidados de todo o Brasil. A iniciativa foi articulada pelo ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que ao longo da semana vem participando de reuniões de planejamento em Petrópolis, junto à administração municipal, para superação dos problemas enfrentados na cidade desde a tragédia climática ocorrida no último dia 15. “Este é o primeiro acordo de cooperação interfederativa em situação de catástrofe. Esta colaboração entre os municípios é muito importante para o país. O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, sobretudo no desenvolvimento de projetos na área de Engenharia para contenção de encostas e para aumentar a resiliência da infraestrutura da cidade”, explica Rodrigo Neves, que foi vice-presidente da FNP.

Segundo Neves, o acordo permite a realização de ações emergenciais e possibilita o desenvolvimento de projetos de infraestrutura junto à administração municipal. “De maneira concreta estamos vendo isso acontecer aqui em Petrópolis, com a presença de equipes das prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro, com apoio dos prefeitos Axel Grael e Eduardo Paes. Agora vamos em busca de captar recursos e investimentos visando a reconstrução da cidade”, diz o ex-prefeito de Niterói.

Ao falar sobre políticas públicas de prevenção a desastres naturais e enfrentamento de adversidades climáticas, Rodrigo fez uma análise sobre o comportamento institucional dos entes federativos: “Nós temos um histórico de desigualdade social e de ausência de políticas habitacionais que não cabe mais. A atenção a estes temas é cada vez mais importante diante das mudanças climáticas. Por isso é papel dos governos federal e estadual induzir e estimular o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao clima e à infraestrutura dos municípios. Nesses momentos não há coloração partidária e nem espaço para disputa política; é um momento de cooperação e união de esforços para atender, acolher e assistir às famílias atingidas e reconstruir a cidade”, avalia.