Esportes

Niterói ganhará Pista de Atletismo no Gragoatá

Perspectiva - Pista de Atletismo UFF -Gragoatá
Perspectiva - Pista de Atletismo UFF -Gragoatá

A Prefeitura de Niterói anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a construção da Pista de Atletismo que ficará no Campus do Gragoatá, no Instituto de Educação Física. De acordo com a prefeitura, o investimento de R$ 14 milhões é resultado de uma cooperação nas áreas de esporte e lazer que vai beneficiar toda população de Niterói e também a comunidade acadêmica da Universidade.

Projeto

O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, disse “O esporte é uma ferramenta de inclusão social muito grande. A revitalização da pista em parceria com a UFF que será de excelência, estimulará ainda mais a prática esportiva na nossa cidade. Podendo realizar diversas provas de corrida, por exemplo, e até revelar novos talentos com um espaço digno para treinamento profissional. Esse diálogo com a UFF proporcionou diversas parcerias que estamos realizando em Niterói. Nós temos que unir as forças que nós temos, já que o Governo Federal cortou a maioria dos recursos que vinham para a universidade.” pontuou o secretário que fez duras criticas ao governo federal (assista abaixo), “o povo passando fome, o salário mínimo, a gasolina, o gás, enfim, tudo que nós sabemos, só não enxergam aquelas pessoas que não querem enxergar, negacionista, genocida, e tem prejudicado muitos municípios em relação ao investimento no esporte.” disse o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a obra vai trazer para a cidade a oportunidade de crescer e se destacar no esporte, além de contribuir com a qualidade de vida da população. “A UFF é uma grande parceira da prefeitura em várias frentes. Essa é mais uma parceria onde vamos investir recursos da cidade para fazer uma revitalização desse espaço, transformando essa pista em uma profissional que tenha condições de trazer eventos aqui para Niterói. Essa ação faz parte da estratégia de revitalização do Centro da cidade que terá na Concha Acústica um espaço com várias modalidades esportivas com padrão internacional. Estamos trabalhando para fazer com que Niterói seja uma cidade ainda mais dedicada ao esporte que é uma vocação natural”, disse o prefeito.

Projeto

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega,  agradeceu os investimentos da Prefeitura de Niterói e a forma inteligente com que os gestores municipais têm olhado para a universidade, trazendo benefícios para todos. “É uma universidade que se abre. Esse não é um investimento para a UFF, mas para a população de Niterói e do entorno através da universidade. O Instituto de Educação Física tem uma excelência na formação de profissionais e vai agregar valor à ação. Com cooperação e boa vontade, o céu é o limite. É um momento de alegria e de satisfação. Vamos celebrar”, ressaltou o reitor.

O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera, explicou que o espaço para atletismo vai complementar o complexo esportivo que será construído na Concha Acústica. O local vai abrigar pista de caminhada, locais para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância, além de placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, vestiários, sala de administração e almoxarifado. Segundo ele, o local será um complexo de equipamentos de esporte de alto rendimento.

Também esteve presente na solenidade o Presidente da Federação Estadual Rio Atletismo (FERAT) Robson Maia, que destacou a importância de levar o esporte para outros municípios do estado do Rio. “É um resultado fantástico para a sociedade e para o atletismo brasileiro. Parabéns à UFF e ao prefeito de Niterói. Conte conosco para o que possamos contribuir tecnicamente com esse projeto de excelência”, concluiu Robson Maia.