Educação

Mario Sergio Cortella e Luciano Paez abrem ano letivo do Instituto GayLussac

Mario Sergio Cortella e Luciano Paez abrem ano letivo do Instituto GayLussac

Quem somos e o que esperamos? Essa foi a questão lançada pela direção do Instituto GayLussac para o ano de 2022. Esta semana, a escola promove um circuito de palestras com convidados renomados: Mario Sergio Cortella, filósofo e professor, Luciano Paez, secretário municipal de clima (Niterói) e Daniel Becker, pediatra integral. Os encontros fazem parte da formação continuada oferecida para que os professores estejam em constante aprendizado. “Nos últimos dois anos, frente a todas as dificuldades, contrariando o que houve com outras escolas, o GayLussac cresceu. E eu tenho certeza que isso se deve à excelência dos nossos professores e ao fato deles, com o ensino híbrido, terem entrado na casa das famílias. Quando os pais viram de perto a qualidade da aula, ficou claro o diferencial da nossa escola”, apontou a diretora geral, Luiza Sassi, na abertura do circuito.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado da primeira-dama, Christa Vogel Grael, esteve presente no evento e parabenizou a iniciativa da escola “Fechando esta terça-feira de maneira especial, ouvindo e aprendendo com o filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortella, no Instituto GayLussac. Cortella deu uma aula sobre os novos caminhos da educação, principalmente neste período pós-pandemia. O debate, muito rico, nos levou à reflexão sobre a necessidade de se reinventar neste processo de transformação. E é nesse caminho que Niterói está seguindo! Parabéns à equipe da escola por trazer este grande nome para nossa cidade.”

Mario Sergio Cortella, Axel Grael, Christa Vogel Grael, Luiza Sassi e Raphael Costa.

Há 23 anos, o GayLussac integra o Programa de Escolas Associadas à Unesco, que elegeu 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, tema da primeira palestra. Na manhã desta terça, o secretário municipal do clima abordou a importância da sustentabilidade, destacando o papel crucial do professor como ferramenta de mudança de paradigmas ambientais na educação das novas gerações: “É preciso uma mudança cultural profunda para a educação de uma geração de cidadãos conscientes da mudança climática e implicados com a agenda sustentável. Por isso, o engajamento dos professores é fundamental, eles são as principais ferramentas para sensibilizar nossas crianças e adolescentes”, afirmou o secretário.

Luciano Paez, secretário municipal de clima (Niterói).

Assim como Paez, o professor e escritor Mario Sergio Cortella também convidou a comunidade escolar a refletir sobre o futuro: “quando eu disser ‘no meu tempo’, quero dizer daqui a dez anos”, citando Millôr Fernandes ao explicar que o futuro já chegou. Em uma conversa de professor para professor sobre a educação do século XXI, Cortella falou sobre a necessidade de separar o antigo do velho ou o tradicional do arcaico e de se concentrarem no que os leva além: a preocupação, a inquietude, o novo.

Mario Sergio Cortella palestrando no Instituto GayLussac.

Sobre as inovações e os desafios de cada tempo e como se reinventar, o professor afirmou que não há conhecimento sem preocupação e que “ou se chega no universo vivencial do aluno ou você não chegou onde precisa chegar”. A reflexão está em consonância com uma filosofia do GayLussac: estar no tempo do aluno.

Encerrando o circuito de palestras, a escola realizará na quinta-feira, dia 03, às 17h, um encontro com o pediatra integral Daniel Becker. O tema do exclusivo para pais e responsáveis de seus alunos será “infância: desafios de um novo tempo”. Mais informações nas redes sociais: @InstitutoGayLussac ou pelo telefone: 21 2612-4000.