Cidade

Defesa Civil participa de homenagem ao Dia do Voluntário em Niterói

A Defesa Civil de Niterói participou, neste domingo(5), de um evento organizado pela Cruz Vermelha de Niterói em homenagem ao Dia Internacional do Voluntário, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói.

O Secretário Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Tenente Coronel Walace Medeiros, falou sobre a estrutura e os desafios da Defesa Civil do município, com destaque para o sistema de monitoramento meteorológico do Centro de Monitoramento e Operações e as estratégias de Gestão de Riscos de Desastres, presentes do Plano Estratégico Niterói Que Queremos e no Plano Niterói Mais Resiliente.

 

O evento foi conduzido pelo presidente da Cruz Vermelha Niterói, Anderson Dopazo, e pela vice-presidente Renata Cardoso, que também é voluntária do NUDEC em Niterói.

O secretário citou a importância da mobilização da população e dos voluntários dos Núcleos de Defesa Civil de Niterói (NUDECs), com ênfase para a parceria entre o órgão e a Cruz Vermelha. Segundo o Tenente Coronel, cerca de 2.400 voluntários distribuídos em mais de 130 grupos já estão capacitados para atuar preventivamente e durante as emergências.

Durante o evento, Walace Medeiros ainda destacou a atuação dos NUDECs durante a pandemia de COVID-19: foram distribuídas cestas básicas, kits de higiene e cartões do Programa Renda Básica Temporária. Essas ações demandaram mais de 600 voluntários, sem os quais as atividades seriam inviáveis durante o período inicial da pandemia. “Não há como fazer uma boa gestão de defesa civil sem a participação da população e, principalmente dos voluntários”, disse o Secretário.

To Top