Cidade

Niterói assume a Ilha da Boa Viagem

A Ilha da Boa Viagem vai passar por obras de restauração. O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, neste sábado (27). Grael assina nesta segunda-feira (29) a ordem de início para as obras de recuperação da ilha, que passa a ficar sob responsabilidade do município por pelo menos 20 anos. A administração do espaço estava a cargo dos escoteiros. Tombada como patrimônio natural e histórico, a Ilha da Boa Viagem, que por centenas de anos foi um centro de peregrinações dos navegantes, fica a 500 metros do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Conectada ao continente por uma longa ponte de cimento, no século XVII, começou a ser construída a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma escadaria com 127 degraus leva até o templo, que desponta na parte mais alta da ilha. Em um plano mais baixo se encontram as ruínas do fortim.

Fotos: Arquivo | cidadedeniteroi.com

As intervenções irão acontecer graças a um acerto entre a Prefeitura de Niterói, o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a União, que assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A obra de restauração das edificações, esperada há tantos anos pelos moradores, seria de responsabilidade do Governo Federal, já que todo o conjunto é tombado pelo Iphan, entretanto com o acerto, será realizada pelo Município com recursos próprios.

“Foi com alívio e emoção que recebi a excelente notícia de que foi concluído o processo que permitirá a nossa obra de restauração da Ilha da Boa Viagem que, depois de concluído o trabalho, será reaberta à visitação. Lembro de conversar com o Rodrigo Neves sobre isso como uma prioridade ainda em 2012. Foi uma das tarefas que assumi como vice-prefeito. Acho que só a Mariane Thamsten, que hoje é minha chefe de Gabinete, sabe o quanto isso deu trabalho ao longo de todo esse tempo. Na nossa gestão agora, pedi ao secretário Andre Diniz, para estar à frente dessa luta e ele conseguiu que concluíssemos todas essas etapas e chegássemos a esse momento. Vale ressaltar que os escoteiros continuarão como parceiros da Prefeitura de Niterói na Ilha da Boa Viagem. Vamos em frente! Viva Niterói!!! Viva a Cultura e a história da nossa cidade!!! Viva a Ilha da Boa Viagem!!!” comemorou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Fotos: Arquivo | cidadedeniteroi.com

To Top