Cidades

Parque Orla Piratininga recebe visita técnica

Prefeito vistoriando as obras do Parque Orla Piratininga.
Prefeito vistoriando as obras do Parque Orla Piratininga.

Uma equipe da Prefeitura de Niterói fez uma visita técnica às obras do Parque Orla de Piratininga (POP), na última terça-feira (16). O grupo percorreu vários trechos que estão sendo construídos. De acordo com a Prefeitura de Niterói o projeto contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte.

Fotos: Douglas Macedo

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a vistoria e destacou que o POP é um projeto inovador e único no país que vai atender as demandas da população em termos de recreação e lazer, além de cumprir a função ecológica de proteção de todos os ecossistemas do entorno, mas principalmente o projeto é uma das medidas para recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu.

“Estamos no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis verificando o avanço das obras. Estamos vendo os tanques de decantação e a construção dos jardins filtrantes que limparão toda água de drenagem que vem da cidade e chega até a Lagoa de Piratininga. As obras estão avançando e as ciclovias sendo implantadas no entorno da lagoa”, disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda que, no trecho diante da Ilha do Modesto, a ciclovia já está sendo implantada junto com a calçada. “O local receberá mudas de manguezais que vão compor parte da faixa da orla e vai receber um píer de contemplação para passeio e descanso”, contou ele.

De acordo com o prefeito, o projeto do POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa que terá como um dos diferenciais a implantação de um sistema de gestão de águas pluviais composto por bacias de sedimentação, jardins filtrantes, jardins de chuva e biovaletas para a captação e tratamento das águas provenientes dos rios e da rede de drenagem das principais bacias contribuintes à Lagoa de Piratininga.

As obras do Parque integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações. Atualmente, estão sendo implantados os jardins filtrantes, que constituem em ações inovadoras na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que vêm privilegiando a proteção do meio ambiente. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga.

O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves esteve também nas obras do Parque Orla durante a semana, “Visitei as obras de implantação do Parque da Orla da Lagoa de Piratininga com o amigo Prefeito Axel Grael e fiquei muito feliz em ver que o projeto que idealizamos juntos e iniciamos em minha gestão na Prefeitura de Niterói está seguindo firme para ser entregue em 2022. É o 1º Parque com sistema de jardins filtrantes do país e junto com a universalização do saneamento vai possibilitar a recuperação ambiental desse patrimônio natural de Niterói. O Parque da Lagoa de Piratininga terá 9km de ciclovias, eco trilhas, mirantes e será uma referência no Estado.”

Axel Grael com o ex-prefeito Rodrigo Neves em visita ao Parque Orla.

A coordenadora do PRO Sustentável, Dionê Marinho Castro, destacou a ideia de transformar o local em um projeto sustentável também no que diz respeito ao trânsito de pessoas. “É importante destacar que precisamos implantar a cultura da Estrada Parque. No entorno da lagoa, a pista de carro é estreita. A prioridade para a Estrada Parque é que o trajeto se dê por meio de caminhadas e bicicletas com a chegada da ciclovia ao local e dos espaços contemplativos. A pista de rolamento está sendo construída para atender aos moradores do entorno que tem garagem voltada para a lagoa”, reforçou.

Fernando dos Santos Moraes é líder comunitário da Região do Cafubá e contou que os moradores estão gostando bastante das obras. “Eles acreditam que a região vai melhorar com a chegada da ciclovia e do asfalto. A expectativa é que o local atraia turistas e melhore o comércio e o trabalho”.

O projeto do POP contempla ainda praças com equipamentos de esporte, lazer, mirantes e um centro ecocultural, na antiga área do Iate Clube de Piratininga.