Empreendedorismo

Grupo Somos Empreendedoras quer transformar Niterói na capital nacional do empreendedorismo feminino

Grupo Somos Empreendedoras quer transformar Niterói na capital nacional do empreendedorismo feminino

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios. O grupo Somos Empreendedoras pretende transformar Niterói na capital nacional do empreendedorismo feminino com suas atividades em prol das iniciativas femininas na cidade.

Niterói é a 15ª cidade mais empreendedora do Brasil. O dado é do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado pela consultoria Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e foi divulgado em janeiro de 2021. Foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando as condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Segundo o SEBRAE, uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2018 constatou que, dentre 49 países, o Brasil ocupava a 7ª posição com mais mulheres donas do próprio negócio. Esse é um marco bastante significativo tendo em vista os anos de luta feminina para conquistar seu espaço no mercado.

O grupo Somos Empreendedoras criado em 2016, orienta e fomenta a abertura de novas empresas, tem dois livros lançados – “Adaptar-se é Preciso” e “20 lições para empreender”, um infoproduto recém-lançado, o Somos Capacita, plataforma de jornada estratégica para empreendedores.

Ao defender o título para a cidade, o grupo busca maior reconhecimento e até políticas de incentivo das esferas municipais para que todas as empreendedoras possam continuar fazendo a diferença no cenário niteroiense.

A data pode ser simbólica, porém trata-se de um convite para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda persistem no caminho de mulheres que desejam empreender seus próprios negócios.

“Esta data para o Somos Empreendedoras é de grande importância pois o fomento do empreendedorismo feminino contribui para o crescimento econômico nos negócios locais das nossas integrantes, geração de renda e emprego para a cidade de Niterói e serve de inspiração para transformar relações sociais entre outras mulheres de qualquer lugar deste país”, diz Letícia Torzecki, uma das integrantes do grupo.