Empreendedorismo

Grupo Somos Empreendedoras quer transformar Niterói na capital nacional do empreendedorismo feminino

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios. O grupo Somos Empreendedoras pretende transformar Niterói na capital nacional do empreendedorismo feminino com suas atividades em prol das iniciativas femininas na cidade.

Niterói é a 15ª cidade mais empreendedora do Brasil. O dado é do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), realizado pela consultoria Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e foi divulgado em janeiro de 2021. Foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando as condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Segundo o SEBRAE, uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2018 constatou que, dentre 49 países, o Brasil ocupava a 7ª posição com mais mulheres donas do próprio negócio. Esse é um marco bastante significativo tendo em vista os anos de luta feminina para conquistar seu espaço no mercado.

O grupo Somos Empreendedoras criado em 2016, orienta e fomenta a abertura de novas empresas, tem dois livros lançados – “Adaptar-se é Preciso” e “20 lições para empreender”, um infoproduto recém-lançado, o Somos Capacita, plataforma de jornada estratégica para empreendedores.

Ao defender o título para a cidade, o grupo busca maior reconhecimento e até políticas de incentivo das esferas municipais para que todas as empreendedoras possam continuar fazendo a diferença no cenário niteroiense.

A data pode ser simbólica, porém trata-se de um convite para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda persistem no caminho de mulheres que desejam empreender seus próprios negócios.

“Esta data para o Somos Empreendedoras é de grande importância pois o fomento do empreendedorismo feminino contribui para o crescimento econômico nos negócios locais das nossas integrantes, geração de renda e emprego para a cidade de Niterói e serve de inspiração para transformar relações sociais entre outras mulheres de qualquer lugar deste país”, diz Letícia Torzecki, uma das integrantes do grupo.

To Top
// Infinite Scroll $('.infinite-content').infinitescroll({ navSelector: ".nav-links", nextSelector: ".nav-links a:first", itemSelector: ".infinite-post", loading: { msgText: "Loading more posts...", finishedMsg: "Sorry, no more posts" }, errorCallback: function(){ $(".inf-more-but").css("display", "none") } }); $(window).unbind('.infscr'); $(".inf-more-but").click(function(){ $('.infinite-content').infinitescroll('retrieve'); return false; }); if ($('.nav-links a').length) { $('.inf-more-but').css('display','inline-block'); } else { $('.inf-more-but').css('display','none'); } // The slider being synced must be initialized first $('.post-gallery-bot').flexslider({ animation: "slide", controlNav: false, animationLoop: true, slideshow: false, itemWidth: 80, itemMargin: 10, asNavFor: '.post-gallery-top' }); $('.post-gallery-top').flexslider({ animation: "fade", controlNav: false, animationLoop: true, slideshow: false, prevText: "<", nextText: ">", sync: ".post-gallery-bot" }); });