O projeto piloto “Sororidade Conecta”, parceria do grupo Somos Empreendedoras com a CODIM – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, em vigor desde março de 2023, chega ao final em novembro, com, aproximadamente, 80 participantes envolvidas. Com o objetivo de unir mulheres que passaram por uma capacitação em empreendedorismo em 2022, realizada através do órgão da Prefeitura de Niterói, às empreendedoras há mais tempo no mercado, a iniciativa visava promover trocas de conhecimentos, práticas e, principalmente, formar correntes de apoio.
No próximo dia 10 de outubro, acontece o 5º Workshop do programa, “Conecte-se em rede para alavancar mudanças e inovações”, com a professora e coordenadora da FGV – Fundação Getúlio Vargas, Maria Torres, como facilitadora, e três convidados: Bruna Graça, economista e especialista em tecnologia e inovação nas políticas públicas; Helen Mazarakis, fundadora da UXMed e líder do ELI Saúde Niterói; e Ricardo Henriques Leal, engenheiro metalúrgico.
Para Sandra Catalani, consultora de desenvolvimento humano e organizacional e gestora técnica e pedagógica do Sororidade Conecta, o maior desafio foi conciliar as agendas das empreendedoras com o compromisso em participar do projeto. “Nesta reta final do projeto, verificamos o que ficou de experiência. Falamos de autoconhecimento, foco, meta, organização e finalizamos com inovação, em que todas participam da construção de um cenário futuro para que suas empresas possam inovar e se adaptar ao que vem por aí”, conclui.
De acordo com Macilene Nicolino, empresária do segmento de moda feminina, a mentoria foi fundamental. “O acompanhamento me ajudou de uma maneira que, até o nome da minha empresa eu mudei. Hoje, a La Luxo Acessórios me representa, tenho uma conexão ecológica, uma outra apresentação de marketing nas redes sociais. Sou imensamente grata às mulheres que me ajudaram neste caminho, Rosângela Oliveira e Lina Boechat, minha mentoras”, diz.
O evento acontecerá no campus da Praia Vermelha da UFF, em São Domingos, de 9h às 13h, e tem como principal proposta realizar um painel sobre inovação com palestras e trocas, além de servir como um termômetro de avaliação para as instituições envolvidas planejarem a próxima edição de 2024.