Cidade

Rodrigo Neves lidera intenção de voto para o Governo do Estado entre eleitores de Niterói

O Instituto Gerp divulgou nesta quinta-feira (11), pesquisa de intenção de voto para Governador do Estado do Rio de Janeiro realizada em Niterói. O instituto informou que realizará o levantamento em diferentes cidades-polo.

Entre os eleitores niteroienses o ex-prefeito da cidade Rodrigo Neves (PDT) lidera a corrida eleitoral com 66% dos votos válidos, condição que lhe daria vitória em primeiro turno. Em segundo lugar aparece o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 20% dos votos. Na terceira posição está o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), com 11%. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, sem partido, aparece com 2%. O deputado federal Paulo Gamine (Novo) tem 1% dos votos válidos entre os eleitores de Niterói.

 

Pesquisa do Instituto Gerp.

Rodrigo atribui o resultado da pesquisa ao sucesso da sua gestão à frente da Prefeitura de Niterói. “Esta pesquisa mostra que os niteroienses, que me conhecem muito bem, aprovam a gestão realizada por mim na Prefeitura, em conjunto com a brilhante equipe que montamos em todas as áreas. Lembramos que a cidade não estava bem em 2013 e hoje registramos estabilidade e crescimento alcançados em oito anos de muito trabalho. Hoje Niterói lidera rankings de gestão pública e é reconhecida e premiada no Brasil e no exterior”.

O pré-candidato a governador lista o sucesso alcançado por Niterói como ideal a ser implementado no próximo período no estado do Rio de Janeiro. “Fortalecemos o município com uma administração pública moderna, técnica, profissional, transparente, eficiente e por isso muito bem-sucedida. Com experiência, conhecimento e capacidade de gerenciamento vamos trabalhar para levar este modelo de sucesso administrativo para todo o estado do Rio de Janeiro”.

Em um cenário que inclui entre os candidatos o vice-presidente da república, Hamilton Mourão (PRTB), Rodrigo Neves repete a performance de vitória em primeiro turno, com 58% dos votos válidos em seu principal reduto eleitoral. Mourão aparece em segundo lugar com 19%; Marcelo Freixo em terceiro, com 16%; Claudio Castro em quarto com 6%; e Felipe Santa Cruz em quinto com 1% dos votos válidos. Neste cenário Paulo Gamine não pontuou.

Pesquisa do Instituto Gerp.

A pesquisa do Instituto Gerp aponta ainda que Rodrigo Neves tem o menor índice de rejeição (13%) em Niterói entre os pré-candidatos a governador. Os números mostram que 27% dos niteroienses não votariam em Hamilton Mourão; 24% não votariam em Marcelo Freixo; 17% não votariam em Claudio Castro, 15% não votariam em Felipe Santa Cruz e também 13% não votariam em Paulo Gamine.

Pesquisa do Instituto Gerp.

O índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro também foi avaliado na cidade. De acordo com a pesquisa, a aprovação hoje é baixa, com apenas 30% dos niteroienses aprovando o seu governo e 62% rejeitando. O governador Cláudio Castro, tem 13% de aprovação e 34% de rejeição em Niterói.

O presidente do Instituto Gerp, Gabriel Pazos, explica que a pesquisa regional é a primeira de uma série a ser realizada em diferentes cidades-polo do estado do Rio de Janeiro. “Estamos adotando esta maneira de pesquisar regionalmente para medir o potencial dos pré-candidatos em diferentes redutos eleitorais. Começamos por Niterói por ser uma cidade onde os principais pré-candidatos a governador têm um índice alto de conhecimento pela população”.

Rodrigo Neves aparece como o mais conhecido entre os entrevistados em Niterói, com 95% de respostas positivas. Marcelo Freixo é conhecido por 80%, Claudio Castro por 61% e Felipe Santa Cruz por 37% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

A pesquisa também avaliou o desempenho da atual gestão municipal em Niterói, que tem 72% de aprovação pública, liderada pelo prefeito Axel Grael, que foi vice-prefeito e é sucessor do Rodrigo Neves. Grael comentou a avaliação da população “Fico muito honrado com o reconhecimento da população de Niterói. Este é o resultado de muito trabalho, com planejamento e respeito ao dinheiro público. Desde 2013, quando Rodrigo Neves assumiu a Prefeitura de Niterói, temos um projeto de cidade. Sabemos onde queremos chegar. Traçamos prioridades, planejamos e temos uma equipe competente e dedicada trabalhando com seriedade e respeito ao cidadão”.

To Top