Cidades

Prefeitura de Niterói estende consulta sobre Pacto de Retomada

Prefeitura de Niterói estende consulta sobre Pacto de Retomada

Mais de 1.800 pessoas já participaram

A Prefeitura de Niterói estendeu para o dia 31 de outubro o prazo para participação na consulta pública sobre o Pacto de Retomada Econômica do município. Mais de 1.800 pessoas já ajudaram a decidir as políticas e projetos que serão implementados pelos próximos quatro anos no município. Através do link consultas.colab.re/pactoderetomadaeconomica, a sociedade pode opinar sobre as grandes prioridades do pacto, que foi anunciado no último dia 4 e vai injetar mais de R$ 2 bilhões em investimentos na cidade.

O pacto foi dividido em 7 eixos temáticos com ações que vão de 2021 a 2024. Através da consulta pública, os moradores de Niterói podem dar sua opinião sobre a principal prioridade do Pacto e as principais ações dentro de cada eixo. A consulta pública também pode ser acessada pelo aplicativo do Colab, disponível para download gratuito na Play Store (Android) e App Store (iOS).

A secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, destaca que o objetivo é que o pacto de retomada seja construído envolvendo a população de Niterói de maneira participativa. “Ainda que tenhamos apresentado uma carteira de projetos iniciais, queremos colher sugestões e agregar também mais iniciativas que serão realizadas pelo próprio terceiro setor, universidades e empresas de Niterói. Além da consulta on-line e das sugestões enviadas pelo site, faremos encontros com diversos segmentos da sociedade para aprofundar os conteúdos das propostas”, detalha.

O coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, destaca que a retomada da economia pós pandemia é uma das questões mais importantes da atualidade. “Niterói saiu na frente nesse processo. A ideia de ouvir os cidadãos ajuda a tornar essa uma iniciativa de toda a sociedade, logo, mais ampla do que uma ação apenas do governo. O volume alto da participação já no início da consulta mostra como a cidade está interessada e mobilizada para um futuro melhor e que deixe para trás todo sofrimento causado pela pandemia. Por isso, vamos estender o prazo de duração da consulta para que mais pessoas possam se envolver”, explica.

Participação da sociedade

Para cada um dos sete eixos, serão organizados encontros setoriais de discussão dos projetos. Além do governo, vão participar membros da sociedade civil e representantes de cada setor. A proposta da Prefeitura é envolver os diferentes atores num pacto público e privado pela retomada da economia. Também para contribuir com a governança colaborativa do Pacto de Retomada Econômica, foi publicado no Diário Oficial do Município o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. As esferas de governo, acadêmica, sociedade civil e iniciativa privada tem representantes no grupo.