Tecnologia

Niterói recebe workshop sobre Blockchain

Digital security padlock with encrypted binary code on abstract circuit board.
Digital security padlock with encrypted binary code on abstract circuit board.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação (SMCTI) de Niterói promove na próxima quarta-feira (20) um workshop sobre Blockchain, na Plataforma Urbana da Engenhoca, às 13h. Serão apresentados detalhes desta tecnologia que valida dados e fornece segurança das transações com criptoativos. O mercado para profissionais que dominam o assunto está em expansão. O uso de Blockchain irá possibilitar que organizações públicas estruturem serviços e potencializem a transparência.

A partir das 14h, a página www.facebook.com/SMCTI/ irá transmitir o Webinar “Imersão em Blockchain”, onde serão discutidas e abordadas ideias e soluções voltadas a blockchain que possam potencializar a gestão e os serviços públicos. Temas como “Blockchain na Gestão pública”, “Smart Contracts” e “A carreira de desenvolvedor de Blockchain” serão apresentados por profissionais de referência na área, como a especialista em Blockchain e Criptomoeda, Helena Margarido, e a coordenadora da Comissão de Estudo de Software, Tecnologia e Proteção de Dados da ABPI, especialista em Aplicações e Inovações Empresariais de Blockchain pelo MIT, Co-host do Podcast “Panorama Regulatória” no portal Future of Money, da Revista Exame, pesquisadora e professora, Thamilla Talarico.

O evento faz parte do Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, que este ano tem como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.  Dentre os objetivos dos eventos preparados pela SMCTI estão cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e reafirmação do compromisso com a vida no planeta.

O secretário Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação, Caio Vianna, destaca a importância dos eventos do Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Estamos dando mais um passo no fortalecimento da Ciência e seguindo no desenvolvimento do conceito de cidade inovadora. É fundamental utilizarmos desse importante instrumento para debatermos e criarmos políticas de inovação para a gestão pública que garantam uma qualidade de vida superior para os nossos munícipes”, disse.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia e Inovação e coordenadora do Mês da Ciência, Adriana Neves Barreto de Lima, lembra que Niterói tem um mês inteiro dedicado à Ciência e Tecnologia desde 2004. “Niterói, desde a primeira edição da SNCT, em 2004, desenvolve várias atividades em uma programação extensa que se desdobrou em Mês da Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir de 2018. Selecionamos os melhores representantes e especialistas de cada área para trazer suas experiências aos nossos jovens”, ressalta Adriana Neves.