Cidades

Paciente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba presenteia prefeito com quadro intitulado ‘Vacina’

Paciente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba presenteia prefeito com quadro intitulado ‘Vacina’

Unidade municipal planeja se tornar um Centro de Arte e Cultura para valorizar a arte como forma de expressão

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (17), Rafael Matos, 35 anos, paciente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), que o presenteou com um quadro intitulado “Vacina”. Há 13 anos, Rafael iniciou tratamento na unidade de saúde mental da rede municipal e desde então vem produzindo uma série de pinturas e desenhos que retratam sua trajetória e seu olhar no dia a dia da instituição.

Fotos: Luciana Carneiro

Derivado do último Plano Municipal de Saúde Participativo, o HPJ planeja se tornar um Centro de Arte e Cultura para ampliar ainda mais a valorização da arte como forma de expressão e produção para seus pacientes.

Axel Grael enfatizou o orgulho de poder receber Rafael, conhecer um pouco mais da sua arte e destacou também a importância de ações que contribuem para aproximar a cidade e a sociedade com o trabalho que é realizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. “Ele me presenteou com um quadro que ele pintou e intitulou ‘Vacina’, inspirado no momento que estamos vivendo de enfrentamento à pandemia. O quadro é, também, uma homenagem aos profissionais de saúde. Tenho muito orgulho de ver a qualidade do trabalho que se produz no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. O Rafael é um dos talentos que conheci lá na unidade, onde temos pessoas com muita capacidade e talento. Apresentar à cidade o que se produz no HPJ é, também, uma forma de mudar o olhar das pessoas em relação à saúde mental”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que Rafael Matos é um representante da arte da saúde mental em Niterói e lembrou que ele já participou de exposições em Niterói. “Este momento reflete o reconhecimento de um processo muito bonito, que mesmo diante de todas as dificuldades, tanto da equipe do HPJ quanto o conjunto de trabalhadores da rede de saúde mental desenvolvem no sentido de produzir inclusão, de produzir quebra de preconceitos e construção de uma cidade mais acolhedora, mais humana e mais igualitária”, afirmou.

Durante a conversa com o prefeito, Rafael contou que a entrega do quadro era a conquista de mais um sonho e aproveitou o encontro para mencionar um desejo: que seu acervo, com mais de 240 desenhos e pinturas, fique no HPJ. “Este é um quadro histórico, que reflete um momento histórico. Fomos um dos primeiros grupos a sermos vacinados contra a Covid-19 e aquele momento foi de grande importância. Tenho acompanhando o trabalho feito na saúde em Niterói. Poder presentear o prefeito com a minha arte é um momento de alegria, estou muito honrado. Acompanho a família Grael em suas conquistas no esporte e fiquei muito feliz quando soube que o Axel seria prefeito de Niterói”, afirmou Rafael, relacionando a prática artística como uma expressão que os atletas realizam com o próprio corpo.

Fotos: Luciana Carneiro

Tendo como inspiração o pintor mineiro Bandeira de Mello, Rafael cria como um processo que fortalece seu tratamento psicossocial. Em março de 2020, chegou a expor, pela primeira vez, na Sala Leila Diniz, no Centro de Niterói. Na mostra, foram apresentadas 58 obras de forte expressividade, imagens oníricas e representações do cotidiano hospitalar.

A atividade artística de Rafael é acolhida na lógica do tratamento humanizado da rede de saúde mental de Niterói. Segundo o diretor do HPJ, Sérgio Bezz, a arte dá um grande sentido de existência para Rafael. “Eu digo que ele é curador em duplo sentido, tanto na curadoria da produção artística em si, como no sentido do ‘curar-a-dor’, em seu tratamento na unidade”, pontuou.