Educação

Niterói organiza atividades virtuais no recesso escolar

Niterói organiza atividades virtuais no recesso escolar

O recesso escolar da Rede Municipal de Educação de Niterói terá atividades para os alunos. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação vão realizar o #ConexãoFériasnaRede entre os dias 26 e 30 de julho, de maneira virtual. Na programação, atividades como aulas de yoga, tai chi chuan e pilates, receitas práticas e experiências de Ciências, entre outras. Já na área da Cultura, o projeto Arte Popular para Crianças trará, a partir deste sábado (17), posts com o trabalho de artistas que tiveram suas obras expostas no Museu Janete Costa de Arte Popular. O programa “Férias no Museu” traz uma série de vídeos com histórias de teatro de mamulengo, que se contextualizam na exposição “Tudo que move é Sagrado”, no Museu Janete Costa. A programação começa nesta segunda-feira (19) nas redes do @museujanetecosta.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, ressalta a importância de manter o vínculo dos estudantes com a escola, mesmo durante as férias. As atividades vão trabalhar o desenvolvimento e a socialização das crianças, mantendo o acolhimento neste ano atípico. “Nossos alunos poderão se divertir e continuar conectados com a escola e seus colegas durante as férias. Além de movimentar e manter as crianças entretidas, elas terão novas experiências a partir de práticas educativas que irão estimular o desenvolvimento físico, emocional e intelectual delas”, disse.
O #ConexãoFériasnaRede vai oferecer atividades remotas ao vivo e gravadas, que serão disponibilizadas no canal Portal Educacional SME/FME no Youtube e no site portal.educacao.niteroi.rj.gov.br. Na programação, o projeto YogaEduca para a primeira infância, Curta Ciências com pequenas práticas e experimentos, Cozinhando com a tia Cris, que vai ensinar receitas práticas e gostosas para férias, Contação de Histórias e atividades de promoção da saúde e qualidade de vida, como pilates e tai chi chuan para servidores, alunos e famílias.

A programação foi desenvolvida pela Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS), através da Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA).

“Sabemos da importância dos estímulos à aprendizagem durante as férias escolares e, por isso, daremos continuidade as diversas ações que já estão sendo desenvolvidas nesse retorno. Prezamos pela autonomia dos alunos e a interação com as famílias, por isso, teremos atividades de ciências, bem como práticas de atividades para saúde física e mental”, afirma o subsecretário da SSPCA, Thiago Risso.

Férias no Museu e Arte Popular para Crianças – O Museu Janete Costa de Arte Popular está com a exposição temporária “Tudo que move é sagrado”, com curadoria de Jorge Mendes, aberta, presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Para o período de recesso escolar, entram na programação algumas atividades virtuais. Entre elas, podem ser destacadas “Férias no Museu” e “Arte Popular para Crianças”. A programação on-line será exibida nas redes pelo @museujanetecosta.

Programação #ConexãoFériasnaRede:

26/07 – YogaEduca na primeira infância – 10h, ao vivo no Youtube Portal Educacional SME/FME

27/07 – Cozinhando com a tia Cris – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

27/07 – Curta Ciências – pequenas práticas, grandes ideias! – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

28/07 – Tai Chi Chuan em família – práticas ao por do sol – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

28/07 – Contação de Histórias – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

29/07 – Pilates – promoção da qualidade de vida- Recuperando sua energia – 15h, ao vivo no Youtube Portal Educacional SME/FME

30/07 – Trilha Interpretativa no Morro das Andorinhas – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

30/07 –  Contação de Historias – Vídeo publicado no site Portal Educacional SME/FME

Férias no Museu

Data: 19, 20, 21, 22 e 23 de julho
Horário: 16h
Onde: Postagem no Instagram e no Facebook
Mantendo a tradição do programa “Férias no Museu”, que acontece no período de férias escolares, haverá uma série de vídeos com histórias de teatro de mamulengo, que se contextualiza na exposição “Tudo que move é Sagrado”.

19/07- Teatro de Mamulengo
20/07 – Cabana de Histórias
21/07 – Casamento de Dona Baratinha
22/07 – Glorinha Cantando Amor de índio
23/07 – Teatro de Mamulengo

Arte Popular Para Crianças

Data: 17 de julho
A cada semana um artista de arte popular que teve suas obras expostas no museu, ao longo de 4 anos, serão selecionados para mostrar sua arte nas redes sociais do equipamento, com a finalidade de mostrar o trabalho potencial desses artistas que fazem parte da história do Museu Janete Costa.

Oficina de Cordel

Horário: 10h
Onde: Postagem no Instagram e no Facebook
Buscando uma interação maior com o público, por meio das redes sociais, Júlia – artista nordestina e estudante da Universidade Federal Fluminense – foi convidada a realizar uma oficina de cordel.
Entendendo o que é ser dentro e fora de seus territórios, escolhe a literatura de cordel como ponto de partida para sua pesquisa como quem vem de fora e está em um outro lugar. Buscando perceber e transformar a imagem desse indivíduo que chega e seus costumes.

Oficina de Boneco com materiais reciclados

Horário: 15h
Onde: Postagem no Instagram e no Facebook
Confecção de boneco do teatro de mamulengo, a partir de materiais reciclado, feito pela arte educadora do MJCAP, Sueli Mendonça.

Foto: Leo Zulluh / exposição “Tudo que move é Sagrado”, no Museu Janete Costa.