Educação

Alunos do Espaço Nova Geração do Fonseca participam do Bazar do Bem

Alunos do Espaço Nova Geração do Fonseca participam do Bazar do Bem

Projeto faz parte do Pacto Niterói contra a Violência e atende jovens entre 6 e 29 anos no contraturno escolar, numa proposta de inclusão

Os alunos que participam do Projeto Espaço Nova Geração no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, serão as estrelas e modelos nas apresentações, gincanas e desfiles que acontecerão na próxima quinta-feira (15), como parte do Projeto Geração Sustentável que será apresentado no Bazar do Bem. O evento mostrará as tarefas e dinâmicas de grupo que foram abordadas durante as atividades, explicar sobre consumo consciente e sustentável e a exploração de recursos ambientais pela indústria da moda. A programação começa às 14 horas.

O Projeto Espaço Nova Geração faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência. O programa municipal oferece 1.200 vagas gratuitas em cursos como teatro, inovação tecnológica, trabalhos manuais, além de práticas esportivas no contraturno escolar para crianças e jovens, de 6 a 29 anos.

O Espaço Nova Geração está funcionando nos CIEPs municipalizados Anísio Teixeira, no Fonseca, e Ester Botelho, no Cantagalo, onde crianças e jovens podem, no contraturno escolar, praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional e desenvolver projetos culturais. Criado pela Prefeitura de Niterói, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e jovens ao oferecer oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

Antes da realização da ação do bazar, dentro do projeto Geração Sustentável, os mobilizadores realizam atividades específicas como forma de garantir dinamismo à proposta. Foram espalhados cartazes pela unidade com frases sobre o consumismo exacerbado, e informes dos recursos naturais que são gastos para a produção de roupas e acessórios, além da desconstrução cultural e estigmatizada de roupas destinadas a gêneros específicos.

“A ideia é incentivar e atrair os alunos para que participem e criem consciência sobre os assuntos abordados. Cada tema trabalhado segue uma interação muito dinâmica com os jovens e crianças. O objetivo da Prefeitura é cada vez mais inseri-los num ambiente em que possam aprender, interagir e buscar seu espaço, se achando dentro das diversas propostas apresentadas. São propostas que irão carregar para o resto da vida e farão diferença no seu futuro”, explica Barbara Siqueira, coordenadora do Projeto Nova Geração.

Dentre as dinâmicas preparatórias, foi realizada uma divertida gincana de looks utilizando peças do bazar com a participação de nove alunos, divididos em três grupos, sendo que cada um deles teve um motivador da equipe acompanhando o processo de escolha, e reforçando a ideia do bazar como espaço de grande potência de criação. Em seguida os looks foram apresentados num desfile de acordo com as temáticas: look para a primeira festa pós-pandemia, look para um date (encontro), e look geração Z, utilizando-se do próprio universo jovem como atrativo e engajamento na participação.

Os alunos também puderam tirar fotos profissionais no “estúdio de fotos”, com intuito de enaltecer as suas formas de expressão e beleza singulares, e também gravar vídeos na cabine Tik Tok, tudo isso sempre com muita música e diversão.

“Nessa atividade específica mostramos e discutimos de forma crítica e consciente sobre a exploração de recursos ambientais e estimulamos práticas sustentáveis, mostrando a questão do custo benefício, tratamos questões como custo final da produção de peças de roupas, o alto preço que ainda é cobrado pelas peças produzidas por empresas que usam recurso sustentável, e a apresentação dos bazares e brechós como alternativas que respeitam o ambiente e são mais acessíveis para população no geral. Na quinta-feira veremos novamente o resultado deste trabalho”, detalha Léo Simões, gerente do Projeto no Fonseca.