Cidades

Niterói investe na iluminação pública com lâmpadas de LED

Niterói investe na iluminação pública com lâmpadas de LED

De acordo com a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, Niterói conta, atualmente, com mais de dois mil pontos de iluminação pública com LED, que vêm sendo instalados gradativamente. Ela lembra que um ponto importante contemplado com a instalação desse sistema de iluminação é o Boa Vista, na Região Oceânica, onde foram colocadas 167 lâmpadas de LED, com potência de 120W.

Segundo a secretária, todo o trajeto da TransOceânica também conta com o novo sistema. São 1.206 pontos de LED ao longo da via. A Avenida Marquês do Paraná, no Centro, que passou por obras de alargamento e reurbanização recentemente, também ganhou nova iluminação, além dos bairros de São Francisco, Charitas e Engenhoca que também contam com algumas vias contempladas com a tecnologia.

Durante a semana o calçadão de Camboinhas, teve a iluminação trocada por lâmpadas de LED também. São 78 luminárias que vão trazer economia de 70% no consumo de energia. “A utilização do LED garante a melhoria na qualidade da iluminação e diminuição nos custos de manutenção por ter durabilidade maior: mais potentes, econômicas e sustentáveis”, destaca o prefeito Axel Grael.

Em abril, o bairro já havia sido contemplado com LEDs nos postes de 22 metros. As luminárias estavam com mais de 25 anos. Foram substituídas 36 luminárias de sódio de 400W para luminárias de LEDs de 280W em nove pontos. Com isso, foi possível aumentar o fluxo luminoso e a segurança dos moradores.

“A manutenção dessas lâmpadas é muito mais prática e econômica. Além disso, a garantia de vida útil desses modelos é de até cinco anos, oferecendo mais segurança para o sistema. As lâmpadas de LED propiciam uma iluminação mais eficiente porque economizam no consumo e na manutenção, além de ajudar o meio ambiente”, explica a secretária.

Foto: Leonardo Simplício