Cidades

Evento teste para ciclistas é realizado no Túnel Charitas-Cafubá, em Niterói

Evento teste para ciclistas é realizado no Túnel Charitas-Cafubá, em Niterói

Foi realizado no início da manhã desta terça-feira (15) um teste de operação de uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) no túnel Charitas-Cafubá. O evento foi realizado pelo Niterói de Bicicleta e contou com a presença do coordenador do programa, Filipe Simões, do vereador Binho Guimarães (PDT), representantes do Consórcio Transoceânico e membros da Nittrans.

Binho Guimarães e Filipe Simões com representantes do Consórcio Transoceânico e membros da Nittrans.

Esse evento teste veio após uma indicação dos vereadores Binho Guimarães e Atratino Cortes, que sugere a criação de um APCC dentro do túnel Charitas-Cafubá, na faixa exclusiva para os ônibus, de segunda a sexta-feira no horário de 4 às 5:30 da manhã. O local já é tradicional para os ciclistas e segundo a indicação pouco influenciaria no trânsito e na circulação da região. Os ônibus seguiriam na faixa de trânsito normal durante o período. O Executivo agora desenvolve a melhor forma de colocar as idéias em prática, inclusive para outras áreas da cidade. Niterói conta hoje com mais de 40 quilômetros de malha cicloviária construída.

Binho Guimarães, que também é autor do projeto de lei “Mais ciclovias”, ainda em tramitação, explica: “É fundamental que o Poder Público garanta adequada manutenção e segurança aos ciclistas nos espaços públicos de competição e lazer na cidade. No que depender do Legislativo, iremos continuar a fazer de Niterói uma referência para o uso da bicicleta”.