Turismo

Ponte de Pedra de mais de 180 anos é descoberta por voluntários em Niterói

Ponte de Pedra de mais de 180 anos é descoberta por voluntários em Niterói

A Ponte de Pedra, construída na década de 1830 por africanos escravizados, localizada na Trilha Colonial que também foi passagem de indígenas e mercadores no período colonial, foi descoberta após a remoção de 52 metros cúbicos de terra, que se acumularam por décadas, e que ao serem retiradas, revelaram uma verdadeira joia do patrimônio histórico dentro do Parque Natural Municipal de Niterói. A escavação durou quatro meses e foi realizada por um grupo de cinco voluntários do Parnit que atuam no parque, e que serão homenageados com a instalação de uma placa para marcar a ação de resgate do monumento. Para que todos conheçam mais sobre a história do local, hoje (05) é lançado um vídeo sobre a trilha e a ponte apresentando oficialmente o local para os moradores da cidade.

A prefeitura informou que este patrimônio encontrado será profundamente estudado a partir da integração do olhar ambiental e histórico. Além disso, o local se torna mais uma atração turística em Niterói.

Como chegar

O acesso à Ponte de Pedra é feito pela Trilha Colonial, uma caminhada que dura cerca de 30 minutos e percorre 1,3 quilômetro. A trilha tem como referência o portão de entrada para o Parque da Cidade, sede do Parnit.

Ponte de Pedra
Ponte de Pedra