Saúde

Niterói segue com a vacinação contra a Covid-19, entenda

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói está vacinando esta semana contra a Covid-19 os profissionais da educação pública municipal de Niterói. O calendário se estende por toda a semana de acordo com a faixa etária. Nesta terça-feira (25), serão vacinados os profissionais com mais de 40 anos. Na quarta-feira, será a vez dos profissionais acima de 30 anos. Na próxima semana, a partir do dia 31, os trabalhadores da educação básica privada, estadual e federal lotados em escolas de Niterói poderão ser vacinados. A SMS está seguindo as etapas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

No posto de vacinação, o profissional deverá apresentar o contracheque da Fundação Municipal de Educação/Secretaria Municipal de Educação, comprovando sua situação funcional.

O secretário de Educação, Vinícius Wu, ressaltou que uma das prioridades do Plano de Retomada das Aulas, desenvolvido e divulgado pela secretaria em janeiro, sempre foi a vacinação de todos os profissionais da rede. “Nós tivemos, durante todo esse tempo, muita responsabilidade e muita seriedade para não fazermos anúncios precipitados que não pudessem ser cumpridos e gerassem frustração em nossos profissionais. Mais uma vez estamos provando e reafirmando que é possível defender, ao mesmo tempo, a saúde dos nossos profissionais e o direito fundamental a educação”, declarou.

A professora da UMEI Senador Vasconcelos Torres, Deise Ornellas, que atua na rede há 10 anos, comemorou o início do calendário para os profissionais de educação. Ela afirma que é fundamental que a imunização chegue para toda a população. “A vacina representa vida! Estava ansiosa por este dia. Estamos trabalhando muito no ensino online, mas não queremos ficar só em casa, queremos estar em contato com as crianças. Para isso, a imunização de todos é fundamental para que tenhamos um retorno seguro. Já temos quase 500 mil mortes, a vacina precisa continuar, assim como os cuidados em relação ao isolamento e ao uso de máscara”, afirmou.

Já a diretora geral da UMEI Profª Nina Rita Torres, Gláucia Leão, que está na rede desde 2006, foi até a Policlínica Regional Dr. Carlos Antônio da Silva, no Centro, para receber a primeira dose do imunizante. “Estou muito feliz e agradecida à ciência, à saúde, a todos de Niterói que batalharam para que a nossa categoria tivesse seu calendário de vacinação iniciado. É um dia de agradecer muito a essa oportunidade e de pedir, esperar e esperançar que todos também possam ter a vacina, pois lamento muito as vidas perdidas. É um dia histórico e memorável”, ressaltou.

Vacinação

Também estão sendo vacinadas esta semana pessoas com deficiências permanentes sem BPC e pessoas portadoras de comorbidades seguindo a idade. Terça-feira (25), a partir dos 40 anos, quarta-feira (26), a partir dos 30 anos e, entre quinta-feira (27) e sábado (29), pessoas a partir dos 18 anos.

Portadores de doença renal crônica e Síndrome de Down podem procurar uma unidade de vacinação em qualquer dia, independentemente da idade, portando identidade com foto, CPF, comprovante de residência e relatório médico atual (até 6 meses).

A partir desta terça-feira (25), equipes volantes do Consultório na Rua da Secretaria de Saúde vão vacinar a população em situação de rua e pessoas do sistema prisional da cidade.

No caso das gestantes e puérperas (com até 45 dias), a vacinação pode ser feita a qualquer momento, desde que sejam maiores de 18 anos. Por recomendação do Ministério da Saúde, esse público receberá a CoronaVac e por isso devem se dirigir à Policlínica Sérgio Arouca, em Santa Rosa, ou à Policlínica Carlos Antônio da Silva, no São Lourenço.

A partir do dia 31 de maio, será a vez da vacinação dos trabalhadores da educação básica privada, estadual e federal, lotados em escolas de Niterói. É necessário levar o contracheque no momento da vacinação. Podem se vacinar profissionais a partir dos 50 anos entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Os profissionais com idade a partir dos 40 anos, poderão se vacinar entre os dias 7 e 12 de junho.

A SMS de Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassadas pelo Ministério da Saúde.

Calendário e locais de vacinação:

Trabalhadores da Educação Pública Municipal lotados em escolas (levar contracheque da Fundação Municipal de Educação/ Secretaria Municipal de Educação):

25/05 – a partir de 40 anos

26/05 – a partir de 30 anos

27/05 – a partir de 18 anos

28/05 – a partir de 18 anos

29/05 – a partir de 18 anos

Deficientes permanentes sem BPC e pessoas portadoras de comorbidades (identidade com foto, CPF, comprovante de residência, relatório médico atual (até 6 meses)

25/05 – a partir de 40 anos

26/05 – a partir de 30 anos

27/05 – a partir de 18 anos

28/05 – a partir de 18 anos

29/05 – a partir de 18 anos

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí
Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha
Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí

To Top