Cidades

Iniciativa ‘Doe Sangue, perto de você’ ocorrerá na Igreja Batista do Fonseca

Divulgação
Divulgação

A Clínica de Hemoterapia de Niterói realizará nesta quarta-feira (5), a campanha ‘Doe Sangue, perto de você’, em parceria com a Igreja Batista do Fonseca. A ação pública de doação visa aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam.

Em decorrência do isolamento social, desde julho de 2020 a instituição tem realizado coletas externas de doação de sangue mediante agendamento prévio, com o intuito de evitar aglomerações tanto no espaço da clínica como, nos locais em que ocorrem as ações públicas. A diretora médica da instituição, Dra. Catarina Finkel, fala sobre a importância de se manter os estoques de sangue para toda a população. “A consciência de todos é fundamental, principalmente em momentos como estes que vivemos. Os enfermos, por exemplo, continuam precisando de doações e precisamos fazer a nossa parte nesta grande campanha.”, afirma a profissional.

Os interessados em participar da ação na Igreja Batista do Fonseca poderão agendar um horário pelo telefone (21) 99399-3496. Entre as medidas preventivas necessárias estão a lavagem e higienização das mãos com álcool gel; uso de máscara; e a higienização regular de assentos e quaisquer outros elementos físicos, além de orientações aos doadores.

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Impedidos de doação

Além dos requisitos habilitando os doadores, é importante estar atento sobre os itens que proíbem a doação, a saber: estar gripado ou com processo alérgico (tosse, coriza); vacina de Sarampo e Tétano – 4 semanas; vacina de gripe 48hs (2 dias); ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido Hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e alguns medicamentos impedem a doação (essa questão será tratada na Triagem Clínica, no momento da doação).

Vacinas Covid: CoronaVac – após 48h; Astrazeneca – após 7 dias. Tempo para doação após quem contraiu Covid – 1 mês após o fim dos sintomas.