Educação

Niterói mantém ensino remoto na rede municipal por mais uma semana

Arquivo
Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação informaram que as aulas da rede municipal seguem em formato remoto nesta próxima semana, entre os dias 19 e 23 de abril. Alunos do Ensino Fundamental devem acessar a plataforma pedagógica Niterói em Rede para acompanhar as aulas on-line, já a Educação Infantil trabalha a manutenção de vínculos entre as crianças e os professores.

Assim como é feito desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, analisam a situação da pandemia no município e no entorno, de forma responsável e contínua, para avaliar as condições de retorno às aulas presenciais na rede municipal. Na próxima semana será divulgado como se dará o calendário das aulas a partir do dia 26.

Segundo o Secretário de Educação, Vinicius Wu, a decisão sobre o formato das aulas é tomada com base na análise da pandemia em Niterói e nas cidades vizinhas, em parceria com a Secretaria de Saúde. Neste sentido, as atividades pedagógicas continuam de forma on-line por mais uma semana. “Precisamos respeitar a ciência, valorizar a vida e, ao mesmo tempo, lutar pela garantia dos direitos educacionais. Em especial, dos mais pobres. Por isso, estamos empenhados na implementação de ações de inclusão social, como a entrega de tablets com conectividade para os alunos, viabilizando a utilização da plataforma pedagógica para que todos tenham acesso a educação pública de qualidade”, declarou o secretário.

O setor administrativo e a equipe de articulação pedagógica de todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Niterói vão funcionar de forma presencial, entre 8h e 12h, duas vezes por semana. Portanto, estarão abertas nos dias 22 e 23 de abril. Neste período, será retomada a efetivação das matrículas tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil.

O atendimento presencial também será realizado para tirar dúvidas dos responsáveis acerca do ano letivo e das atividades a serem realizadas no período de aulas on-line. No caso do Ensino Fundamental, as escolas também poderão entregar o login e senha de acesso à plataforma de ensino remoto Niterói em Rede e entregar o caderno pedagógico “Caminhos de Aprendizagem”.

O ensino remoto inclui aulas ao vivo e gravadas, vídeo ou chat e o uso dos cadernos pedagógicos, disponíveis também no Portal Educacional (http://www.portal.educacao.niteroi.rj.gov.br/cad-pedagogico-2021.php). Durante o ensino remoto, a Educação Infantil trabalhará a manutenção de vínculos afetivos com atividades lúdicas.