Cidades

Bandeira laranja em Niterói

Bandeira laranja em Niterói

Niterói saiu do estágio Amarelo nível 2 e retornou para o Laranja nesta sexta-feira (26). A prefeitura informou que a taxa de paciente internados com Covid-19, o número de casos ativos, incidência de novos casos e taxa de ocupação de UTI e leitos clínicos registrados nos últimos dias foram os índices levados em consideração para a mudança da bandeira. O indicador síntese está em 10,50.

O prefeito reforçou o apelo para que a população fique em casa e cumpra os protocolos sanitários. “Há algumas semanas, a gente já estava alertando para a possibilidade de chegar ao estágio laranja. As medidas mais restritivas que tomamos para estes dez dias já estão contidas no decreto que vale para este estágio. São várias medidas importantes de restrição para atividades na cidade para estimular as pessoas a ficarem em casa. Só há duas formas de enfrentar este crescimento da Covid-19 neste momento: a vacinação e o isolamento sanitário. Estamos fazendo todo o possível para acelerar a vacinação. Precisamos que a população também faça sua parte, se cuidando e ficando em casa, só saindo quando for extremamente necessário”, enfatizou.

O prefeito ressaltou também “Tudo o que estamos fazendo é para que Niterói não chegue a este cenário. Não vamos abrir mão de proteger a saúde da população. Sei que não é fácil, mas precisamos ter essas restrições neste momento. A Prefeitura do Rio, por exemplo, seguiu o nosso exemplo e adotou programas de auxílio emergencial. Desde o ano passado, Niterói foi pioneiro na implantação dos programas Renda Básica, Busca Ativa e Empresa cidadã, que auxiliam famílias que mais precisam e as empresas da cidade para manter a economia de pé. Em 2020, a Prefeitura de Niterói superou a marca de R$ 500 milhões na aplicação destes programas, tudo com recursos próprios. Com a prorrogação dos programas até julho, serão mais R$ 300 milhões”, disse Grael.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explicou “Quero lembrar, mais uma vez, que a situação no Brasil é gravíssima. Chegamos a 3 mil mortos por dia, com vários Estados entrando em colapso de seus sistemas de saúde. Em Niterói, entramos essa semana no sinal laranja, que é o maior alerta no Plano de Transição do Novo Normal. Isso mostra que a decisão de uma restrição forte é fundamental para que a gente consiga frear a taxa de transmissão e reduzir o número de casos. É importante todos terem em mente que esse não é um período de feriado, não é para sair, para se aglomerar. É um período de prevenção, de ficar em casa, de fazer um esforço para diminuir o contágio da doença”.