Destaques

Iniciativa pretende regular estoques de sangue em pandemia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Clínica de Hemoterapia de Niterói vem adotando os procedimentos necessários para manter a confiança da população no que se refere à doação de sangue. Entre as medidas preventivas necessárias estão a lavagem e higienização das mãos com álcool gel; distribuição de máscara para os doadores, e a higienização regular de assentos, corrimão, maçanetas e quaisquer outros elementos físicos, além de orientações aos doadores. No entanto, a partir de julho, a coleta de sangue também poderá ser realizada em domicílio.

“Já vínhamos trabalhando com esta ideia e a oportunidade de colocá-la em prática se concretizou através da pandemia. Pretendemos aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam. Todos os procedimentos foram intensificados, com questionamentos que permitem identificar se o paciente tem alguma sintomatologia relacionada ao novo coronavírus, tais como coriza, dor de garganta e tosse seca, por exemplo”,explica a diretora médica da Clínica de Hemoterapia de Niterói, Catarina Finkel.

 

Com a iniciativa, que segue todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, a Dra. Catarina Finkel acredita que garantirá a manutenção dos estoques. A seleção daqueles que podem doar é criteriosa, atendendo à princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis.

“Eu estou feliz e orgulhosa de morar e administrar o condomínio do Edifício Montreux, em que nossos moradores e funcionários elevaram o sentimento de amor e cuidado com o próximo, conhecidos e desconhecidos, com a doação de sangue nas dependências do prédio, que se transformou em grande posto de coleta de sangue”, afirma a síndica do conjunto habitacional em Niterói, Angela dos Santos Teixeira.

Como agendar coleta domiciliar

Entrar em contato via telefone 2621-9100 ou via direct pelo @doacaodesangue, nas mídias sociais.

Como e onde doar na clínica

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top