Cultura

Mostra traz para Niterói a arte do Estado do Piauí

O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, abre a exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”, no dia 3 de abril, quarta-feira, às 19h.

Com curadoria de Jorge Mendes, a mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente. São cerca de 40 obras – que fazem parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti – de 20 artistas diferentes. Entre eles, os santeiros: Mestre Dezinho – precursor desta arte no Piauí –, Expedito e Cornélio – que possuem estilos próprios e são fontes de inspiração para toda uma geração, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha, para citar alguns.

 

Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados, que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras, e com total liberdade, através das Carnaúbas, Babaçus e Buritis, ‘Palmeiras da Providência’, ou árvores da vida, como são conhecidas.

A exposição também homenageia a capital Teresina e o poeta Torquato Neto, grande letrista, jornalista e experimentador ligado à contracultura. “Torquato teve participação ativa na criação da Tropicália, movimento que revolucionou a música popular brasileira e as artes em geral, questionando valores, moral, comportamento, relação com o corpo e a maneira de se vestir”, destaca o curador.

Divulgação

SERVIÇO:

Exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras

Curadoria: Jorge Mendes

Abertura: 03 de abril de 2019, quarta-feira, às 19h

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

Temporada: até 4 de agosto de 2019

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem – Niterói – RJ

Telefone: (21) 2705-3929

ENTRADA GRATUITA

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top