Empreendedorismo

Novas turmas do Startup Rio começam período de incubação

Novas turmas do Startup Rio começam período de incubação

As novas turmas do Programa Startup Rio têm suas primeiras aulas entre esta segunda-feira (18/3) e sábado (23/3). São 82 propostas que compõem as seis turmas nessa edição, a quarta do projeto de incubação de empresas realizado desde 2013 pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI). Cerca de 120 novas empresas já passaram pelo projeto que visa capacitar empreendedores com novos negócios no estado e ajudar alavancar a economia fluminense.

“No último edital, 220 propostas se candidataram e 82 (de diferentes regiões do Estado) foram selecionadas para iniciar o processo de incubação. É justo esse momento que se inicia com workshops” explica o coordenador do Startup Rio, Paulo Espanha.

Durante a semana, cada uma das seis turmas participará de segunda-feira a sábado, uma por dia, do seu primeiro workshop. Serão quatro semanas com oficinas para os novos empreendedores. Um dos grupos incubados é da cidade de Barra Mansa, no sul fluminense. O projeto é uma parceria com o Sebrae, cujos técnicos vão ministrar os treinamentos. Os participantes terão essas quatro semanas para desenvolverem suas propostas de produto e também terão acesso a especialistas de diferentes áreas que vão compartilhar durante as tardes sua expertise no desenvolvimento de projetos.

Ao fim das quatro semanas da primeira fase, 60 projetos serão selecionados para seguir no segundo momento. Nele, os incubados terão acesso ao programa de Empreendedores da ONU, também sob o treinamento de técnicos do Sebrae. Esse novo momento terá doze meses de duração e cada um empreendimentos receberão R$8 mil para os custos nesta última fase de desenvolvimento.

“Ao fim desse período, cada produto tem que estar desenvolvido e pronto. E já pensamos para o próximo edital fazer da fase da ideação, o surgimento da ideia, até a criação do CNPJ” anuncia Espanha.

Foto: Divulgação / StartupRio / Arquivo