Saúde

Campo de São Bento recebe ações de prevenção à osteoporose

Campo de São Bento recebe ações de prevenção à osteoporose

Evento, que conta com apoio da Secretaria Municipal do Idoso, terá realização de exames preventivos para a saúde do idoso

Niterói recebe, a partir desta sexta-feira (20), uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Prevenção e Combate à Osteoporose. As ações serão realizadas no Campo de São Bento, em 20, 21 e 22 de outubro, das 9h às 17h. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), e conta com o apoio da Secretaria do Idoso. A programação inclui a realização de exames preventivos para a saúde do idoso e atividades físicas dirigidas.

Com o slogan “Seja Firme e Forte Contra a Osteoporose”, o evento terá stand com especialistas à disposição para tirar dúvidas sobre a doença. Entre os exames disponíveis, estão o Teste do Calcâneo (exame que avalia a massa óssea do indivíduo por meio de uma ultrassonometria do calcanhar para identificar a osteoporose) e o teste de “Frax”, desenvolvido através de questionário para estimar a probabilidade de fraturas de acordo com os fatores de risco relatados na pesquisa.

Orientações nutricionais, atividades de dança e distribuição de materiais explicativos também serão oferecidos ao longo do evento. Durante os três dias de atividades, a Secretaria Municipal do Idoso irá arrecadar alimentos não perecíveis, doados pela população, que serão entregues em instituições carentes da cidade.