Cultura

Projeto Espaço Sideral acontece no CCBB Rio com oficinas, debates, masterclasses e pocket shows

A ocupação multimídia que une arte, cultura independente e tecnologias tem entrada gratuita

CULTURA – O Centro Cultural Banco do Brasil abre suas portas para a primeira edição do projeto Espaço Sideral, um festival de criação e experimentação de artes visuais e sonoras, novas mídias e tecnologias (digitais e analógicas). Os encontros acontecerão duas vezes ao mês, de junho a outubro, com oficinas, debates, masterclasses e pocket shows para o público ávido em saber mais sobre a transição entre a era digital e pós-digital, e a utilização destas técnicas científicas em trabalhos artísticos.  Os debates acontecerão no auditório e as oficinas, masterclasses e pockets shows na sala 26, ambos no 4º andar. A entrada é gratuita, com senhas disponibilizadas uma hora antes dos eventos.

 

 A programação foi pensada para um público da era pós-digital e que é realizada, em boa parte, por eles mesmos, representados por artistas e profissionais autônomos, que lidam com a modernidade do seu tempo – não por acaso, a premissa do projeto é Tecnologia e Autonomia. Os assuntos serão divididos a cada mês: Tecnologia e Autonomia (dias 13 e 14 de julho), Música Independente (dias 10 e 11 de agosto), Cidades Criativas (dias 14 e 15 de setembro) e Empoderamento Digital (dias 12 e 13 de outubro).  “Discutir sobre o pós-digital é uma demanda contemporânea nesse tempo em que a intersecção do digital com o real requer novos posicionamentos da sociedade. O projeto Espaço Sideral propõe reflexões sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia no que diz respeito à empreendedorismo, produção e distribuição de conteúdos culturais”, avalia Fábio Cunha, Gerente Geral do CCBB Rio.

(Em tempo: A era pós-digital explica-se pela presença da tecnologia digital hoje ser tão ampla e onipresente que, na maior parte do tempo, nem notamos que ela está lá, atualmente não há diferença entre mundo digital e mundo real, entre on e offline. Está tudo junto.)

Nomes como Juçara Marçal, André Anastacio, Vitor Brauer, MC Marechal, Jez Soares, Camila Pimenta, Negro Léo, André Anastacio, MV Bill, Jonathan Tadeu, Cadu Tenório, Digital Dubs, Vitor Isensee (atual Braza, ex-Forfun) e Carlos Oliveira , entre outros craques que se valem da tecnologia para a criação artística, estão na extensa grade da programação, que vem tinindo com as masterclasses Videomapping e democracia disruptiva, Faça sua própria turnê e Experimentando Media Arts, além daOficina Eletrônica Artística Sonora, além mais outras atrações que dialogam com o espinha dorsal do projeto.

A ideia do Espaço Sideral foi nascendo à medida que seus integrantes  produziam seus projetos, em vários coletivos e movimentos que atuam nas diferentes zonas da cidade do Rio de Janeiro e que têm como premissa a ocupação de espaços públicos, no melhor estilo “faça você mesmo”. ”Quermesse”, “Faz na Praça”, “Viaduto Laranjeiras”, “Festival Intersessão”, “Rádio Libertá” e “Subsolo”  são alguns dos movimentos que foram referência para o Espaço Sideral.  O norte utilizado pela equipe foram as artes visuais, as novas sonoridades e experimentações da música independente e o creative coding. “Pela primeira vez, vários desses produtores e artistas estão atuando dentro de um espaço cultural institucional, entendendo o ambiente do CCBB como espaço público e democrático que também deve ser ocupado e ressignificado”, diz Victor Belart, coordenador de comunicação.

O Espaço Sideral tem como premissa estimular o desenvolvimento de ações criativas, culturais e artísticas – com uma formação de rede para implementá-las, além de estimular a formação de platéia para as novas linguagens artísticas, fomentando a produção artística e a inovação cultural. Segundo Victor Belart, o projeto conta com representantes de todas as regiões do Rio que se conheceram organizando ações que geram energia e movimento a espaços públicos da cidade como ruas, praças e universidades. “Entendemos esses espaços como a personificação mais clara da vida em comunidade”, completa.

“Desejamos mostrar, de forma prática e lúdica, que a criação e a difusão de serviços e produtos culturais e artísticos se tornam acessíveis na sociedade da informação que vivemos hoje, não sendo necessários investimentos de alto custo, mas criatividade, conectividade em redes, acesso ao conhecimento e empoderamento digital”, finaliza a coordenadora do projeto Gisele Andrade, da produtora Iluminura Ideias e Ideais.

Serviço:
Projeto Espaço Sideral

Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: de 13 de julho a 13 de outubro (quintas e sextas)
Horários: consultar programação
Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes
Lotações: 90 lugares (sala 26) e 80 lugares (auditório)
Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h. (tel.: 3808-2052)
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB
Programação completa: http://www.bb.com.br/portalbb
INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
SITE: www.bb.com.br
Twitter: twitter.com/CCBB_RJ
Facebook: www.facebook.com/CCBB.RJ
Email: ccbbrio@bb.com.br

Importante: A partir do dia 02/07/2017 o site para venda de ingressos será http://www.eventim.com.br , devido a troca da empresa da bilheteria. Sendo 01/07/2017 o último dia da Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br) no CCBB Rio.

PROGRAMAÇÃO

JULHO

TECNOLOGIA E AUTONOMIA

13/07 (quinta-feira)
13h-14:30h: OFICINA 1 – Instalações Interativas – com  Igor Abreu
16h-17:30h: OFICINA 2 – Eletrônica Artística Sonora –  com André Anastácio
18:30h-20:30h: Debate Cinema e Mídias Livres – Christian Caselli (Mostra do Filme Livre), Heraldo HB (Cineclube Mate com Angu) e José Alsanne (Canal Plá) falam sobre tecnologias digitais na produção e na democratização do acesso ao audiovisual independente.

14/07 (sexta-feira)

17:30h – Masterclass: Música e tecnologia

Masterclass Digital Dubs e MV Bill sobre a tecnologia na música mundial e a influência da Cultura Sound System na história com Digital Dubs.

19:30: Pocket Show: Digitaldubs

AGOSTO

DIY – MÚSICA INDEPENDENTE

10/08 (quinta-feira)
13h-14:30h: OFICINA 1 – Produção Musical com Ableton Live – com Luis Claudio Arcos (Poliphonia)
16h-17:30h: OFICINA 2 – Live Streaming Avançado – com Jéssica Soares e Camila Pimenta (Descomplica)
18:30h-20:30h: Debate Marketing Digital para Bandas – Vitor Isensee (Braza) e Bruno Costa (Agência Milk) debatem sobre distribuição digital e estratégias de lançamento na era pós-digital.

11/08 (sexta-feira)

17:30h – Master Class – Experimentando Media Arts
Masterclass com Cadu Tenório sobre experimentações artísticas com tecnologia audiovisual e sonora.

19:30: Pocket Show:  Juçara Marçal + Cadu Tenório + Sanannda Acácia.

SETEMBRO

CIDADES CRIATIVAS

14/09 (quinta-feira)
13h-14:30h: OFICINA 1 – Controlando Leds utilizando Ableton Live e Arduino – com Igor Abreu e Luis Claudio Arcos (Poliphonia)
16h-17:30h: OFICINA 2 – Criando uma Harpa de Luz utilizando Scratch e Arduino – com Luis Claudio Arcos (Poliphonia)
18:30h: Debate Intervenções Urbanas Criativas – Luis Claudio Arcos (Poliphonia) e Bruno Freitas (CooLab) conversam sobre cidades interativas e transformação cultural a partir da instalação de provedores de internet comunitários nas periferias.

15/09 (sexta-feira)

17:30h: Masterclass VideoMapping e democracia disruptiva – Masterclass com Carlos Oliveira (SuperUber) sobre as diferentes aplicações do mapping como recurso para intervenções artísticas e culturais nas cidades.

19:30: Pocket Show: Negro Leo + Felipe Neiva.

OUTUBRO

EMPODERAMENTO DIGITAL

12/10 (quinta-feira)
13h-14:30h: OFICINA 1 – Mapeamento e Visualização de dados – com  Igor Abreu
16h-17:30h: OFICINA 2 – Empreendedorismo Digital – com Luis Claudio Arcos (Poliphonia)
18:30h-20:30h – Debate:  Mapeamento de Dados e Transformação Cultural – Sil Bahia (OLABI/Afroflix) e Clara Sacco (Data Labe Maré) conversam sobre a importância de iniciativas de inclusão sociocultural e o reconhecimento de territórios por meio da visualização de dados.

13/10 (sexta-feira)

17:30h:  Master Class Faça sua própria turnê – Masterclass com Vitor Brauer e Jonathan Tadeu sobre o uso de diferentes dispositivos digitais para viabilizar uma turnê de forma independente, desde a produção musical das faixas até o merchandising, o registro e a difusão do trabalho.

19:30: Pocket Show: Victor Brauer + Jonathan Tadeu + Nathanne Rodrigues.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top