Cidades

CIDADE: Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresenta planejamento estratégico para líderes religiosos

CIDADE: Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresenta planejamento estratégico para líderes religiosos

CIDADE – Com o objetivo de construir uma cidade mais sustentável e inclusiva, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, está participando de uma série de reuniões com diversos segmentos da sociedade para a apresentação do planejamento estratégico 2017-2020. Na última quarta-feira (14/6), o prefeito esteve reunido com líderes religiosos de igrejas católicas e evangélicas.

Acompanhado da coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica, Gláucia Macedo, da subcoordenadora do Núcleo, Ellen Benedetti, e da secretária municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer, o prefeito, junto com a sua equipe, falou sobre o balanço das ações realizadas entre 2013 e 2016 e as propostas da carteira de projetos para o Niterói que Queremos, plano estratégico formulado para pensar a cidade nos próximos 20 anos, preparando-a para os desafios atuais e futuros.

“Nosso objetivo é compartilhar este momento importante da gestão pública com a sociedade para que possamos apresentar as propostas deste plano e receber sugestões. Estas ações nos permitem estabelecer a hierarquia de prioridades dos projetos, por isso, torna-se tão importante essa aproximação com os diversos setores. Niterói hoje é um ponto fora da curva, com salários em dia e entrega de obras importantes. Isso só foi possível graças a uma gestão responsável e um trabalho integrado de equipe”, afirma Rodrigo Neves.

O arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, que participou do encontro que contou com a presença de padres de igrejas de várias regiões da cidade, ressaltou a importância desta iniciativa do governo municipal.

“Percebemos nesta gestão uma preocupação em todos os âmbitos da cidade. Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto estes projetos e ter a chance de contribuir de alguma forma é um passo muito importante para todos nós”, disse Dom José.

Uma das sugestões apresentadas pelos representantes da igreja católica foi o incentivo ao turismo religioso em Niterói. O prefeito gostou da ideia e sugeriu a criação de um grupo de trabalho com equipes da Neltur e da Arquidiocese para tratar deste tema.

A integração entre os projetos sociais da Prefeitura com as iniciativas das igrejas foi uma das sugestões levantadas pelos representantes das igrejas evangélicas da cidade. O pastor Marcos Raposo, que participou do encontro junto com o pastor Ronaldo Oliveira e outros líderes evangélicos da cidade, destacou a importância da realização de ações conjuntas para alcançarem um público maior, especialmente as crianças e jovens.

“Temos ótimas iniciativas nas igrejas assim como projetos muito importantes realizados pela Prefeitura. A união destes trabalhos só irá trazer mais benefícios para as pessoas carentes da nossa cidade”, opinou.

A coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica, Gláucia Macedo, explicou que o Município está apresentando a nova carteira de projetos, que conta com 34 iniciativas, para diversos segmentos da sociedade. De acordo com Gláucia, entre as ações propostas para a nova etapa estão a implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Badu e Sapê, a municipalização do estádio Caio Martins, abertura de novas frentes de trabalho para jovens, criação dos parques das lagoas de Itaipu e Piratininga, criação do programa Remédio em Casa, ampliação e modernização da maternidade municipal Alzira Reis, modernização da Praça Arariboia, entre outros.

A secretária Giovanna Victer fez um balanço das ações realizadas pelo planejamento estratégico no período de 2013 a 2016, elaborado com a participação de mais de sete mil cidadãos, e um ano de trabalho, e que prevê ações e objetivos de curto, médio e longo prazos para Niterói em 20 anos.

“Em 2013, quando iniciamos o Niterói Que Queremos, a cidade estava em uma situação muito frágil, tanto nas áreas financeira e de gestão, quanto na própria auto estima dos cidadãos, mas hoje temos a satisfação de sermos uma das poucas cidades do Brasil que estão realizando investimentos há muito tempo esperados. Niterói, graças ao planejamento estratégico, está seguindo um rumo para se tornar a melhor cidade do Brasil para se morar e ser feliz”, finalizou.