Geral

GERAL: Batalhão de Polícia Militar de Niterói inaugura sala de monitoramento em parceria com a Associação Viver Bem

GERAL – Visando acelerar o atendimento a sociedade civil, o 12o BPM, reponsável pelos municípios de Niterói e Maricá, sob o comando do Coronel Márcio Rocha, em parceria com a ong Viver Bem e o apoio do setor privado, inaugurou a sala de operações e gerenciamento de crises em sua própria sede na manhã de terça (9) gerando o marco de um processo de inclusão da unidade no universo da tecnologia à favor da segurança pública.

Com mais esta ferramenta de trabalho, a PM terá disponível a partir desta data, inicialmente, 300 câmeras de monitoramento distribuídas estrategicamente pelos bairros da região sendo que, destas, 160 câmeras serão administradas em tempo real com suas imagens geradas e observadas simultaneamente por uma equipe de apoio interna atenta e devidamente preparada.

 

renata02

De acordo com o comandante Cel. Márcio Rocha, o equipamento será útil nas ações de identificação de suspeitos, execuções de prisões em flagrante, gerenciamento de crises gestão de grandes eventos e frizou durante discurso sobre a importância da conexão com toda a força policial:

“Faz necessário destacar a integração reinante em Niterói e Maricá do 12o Batalhão com as delegacias de polícia civil, respectivas circunscrições da 12ª área integrada de segurança pública, polícia rodoviária federal, departamento de polícia federal, Prefeitura de Niterói, Conselho de Segurança, Associação de Bairros e demais serviços públicos privados de interesse da segurança pública.”

Com o agravamento da crise econômica, os municípios começaram a sentir mais diretamente o impacto negativo com a falta de assistência estrutural e financeira; impondo aos comandantes a realização das operações em condições precárias resultando em dificuldades na logística, recursos humanos e materiais. Com a concretização do projeto, as autoridades acreditam na melhoria da prestação de serviço, passando por melhores condições de trabalho, instalações e equipamentos, viaturas e até na execução do policiamento conquistando assim, melhor qualidade de vida.

Aparentemente emocionado com a cerimônia, o Presidente da Associação Viver Bem, Sérgio Reis, lembrou como tudo começou e declarou seu apoio as novas táticas de ação:

“Viver Bem nasceu do acreditar que a gente sempre pode fazer mais. Nessa nova fase de adaptação, nós crescemos mais. Quanto mais pessoas estiverem olhando as câmeras, melhor.”

Coronel Chagas, secretário municipal de Ordem Pública, destacou também a importância da integração entre os setores de segurança pública e citou a preocupação da Prefeitura quanto ao investimento para ajudar na produtividade das demandas abandonadas pelo Governo do Estado:

” Desde o início do gestão do Prefeito Rodrigo Neves, a Prefeitura tem investido muito na segurança pública. Na construção de companhias destacadas, na ocupação de base integrada, na interface do Conselho Comunitário de Segurança, mais recentemente, com o estabelecimento da premiação por desempenho que vai atingir, oferecendo um bônus de R$ 1.500 reais por trimestre aos policiais militares, policiais civis e guardas municipais que cumprirem as metas estabelecidas pelo Instituto de Segurança Pública.”

A Prefeitura de Niterói ainda pretende realizar o projeto de manutenção das viaturas do 12BPM entendendo que a presença ostensiva policial traz a sensação de segurança, facilitando o combate à criminalidade.

Estiveram presentes na solenidade, o Cel. Fernando Salema, o Tenente Cel. Grigorovsk, Cel. Renato do 4o BPA, José Eduardo e Edivaldo Praga (representando a Autopista Fluminense, Amorim e Marcelo Borges (Ecoponte), Moacyr Chagas (Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Estadual), Charbel (Presidente do Sindilojas e um dos apoiadores do projeto), Dayse Monassa (Secretaria de Conservação da Prefeitura de Niterói), Fabiano Gonçalves (Presidente do CDL), Major Bentes (Secretário de Segurança Pública) dentre outras autoridades.

Por: Renata Cardoso

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top