Turismo

TURISMO: Final de semana de muita folia e animação em Niterói

anuncienew2

TURISMO – A festa da folia começou oficialmente no sábado, quando no início do Bloco do Gugu (pessoal da terceira idade e do bloco infantil Querubim , na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, o presidente da Neltur, José Haddad, representando o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregou a chave da cidade ao Rei Momo, Kriollo, que esteve acompanhado da Rainha do Carnaval, Andressa Ruiva e das Princesas, Danny Nascimento e  Rafaella Mell.

 

À noite, José Haddad prestigiou o tradicional Baile da Tropicália, no Canto do Rio, quando foi coroada a rainha do Clube. Já no domingo, o presidente da Neltur fez uma grande maratona prestigiando a Banda do Central, na Praia de Icaraí, o  Bloco do Confrade, no Jardim de Icaraí, que arrastou uma multidão, o Bloquinho, no Campo de São Bento e a Banda do Ingá, que levou para as ruas mais de 50 mil pessoas.

FOLIAO01

Em todos os cantos da cidade, a folia esteve presente com cerca de 30 blocos. No Barreto, na sábado, dia 18/2,  desfilou o Bloco das Piranhas do Barreto e a Banda do Cinco de Julho; na Engenhoca, o Toca do Leiteiro e no Largo da Batalha, o Bloco Clube da Torre.

No domingo, dia 19/2, desfilaram a Banda do Central , Bloco Samba dos Amigos e Bloquinho   em Icaraí; no Jardim Icaraí, o Bloco do Confrade; em Santa Rosa, o Sapo Loko; em Piratininga, a Banda de Piratininga e o Bloco Chega Por Cima que eu Brinco por Baixo; o Bloco sem Nome no Largo da Batalha; na Ponta D`Areia, o Bloco Maré Folia e Unidos do Copo Cheio; e no  Atalaia, o Bloco Vem Quem Não é Mandado.

No Ingá, a multidão de mais de 50 mil pessoas acompanhou a tradicional Banda do Ingá, animada também pelo Bloco Sosseguei, o grupo Bom Gosto e o Mc Maneirinho.

José Haddad, ao passar a chave da cidade para o Rei Momo, Kriollo, destacou a importância do Bloco do Gugu para Niterói: “Escolhemos abrir oficialmente o Carnaval da cidade junto com este bloco que é um dos mais tradicionais e queridos em Niterói. Vejo neste ambiente muita luz, todos aqui estão mostrando que a melhor idade pode ser vivida com toda alegria. O Carnaval é pra se brincar assim, em clima de muita felicidade e confraternização, são dias para deixarmos os problemas do cotidiano de lado, entregando-se totalmente a animação em clima alegre e festivo, fazendo amigos o tempo todo”,destacou.

Para Haddad, o balanço do final de semana foi muito positivo. A cidade brincou em vários bairros com muita animação, alegria e segurança: “O trabalho realizado pela Secretaria de Ordem Pública – SEOP-, Polícia Militar, Guarda Municipal e Nittrans merecem serem ressaltados, porque os foliões, turistas e a população, perceberam o esquema de segurança que foi montado, inclusive com forças federais.

A Diretora do Bloco do Gugu, Regina Bittencourt, sentiu-se honrada e feliz pela abertura do Carnaval da cidade ter acontecido em meio aos foliões de seu bloco, formado pelos alunos do Projeto Gugu: “Nós do projeto queremos proporcionar a estas senhoras uma melhor qualidade de vida. Todas as nossas ações são pela mudança da perspectiva de vida destas pessoas da terceira idade que frequentam nossas aulas. Agradeço ao Haddad por ter nos prestigiado com um evento tão importante durante nosso desfile”, afirmou.

Na ocasião Alda Sobral, 72 anos, aluna do Projeto Gugu, ganhou um troféu por ter sido a foliã com a fantasia mais colorida e alegre. Ela que é frequentadora do projeto há 16 anos, em Icaraí, ficou muito feliz e pousou para fotos ao lado da Corte Momesca.

Entre os que prestigiaram a abertura do Carnaval de Niterói, muitas crianças, pois o Bloco infantil, Querubim marcou presença, com seus foliões mirins, acompanhados de suas famílias, mostrando que é de pequeno que se começa a amar, essa que é uma das festas mais populares do Brasil.

Várias personalidades do mundo do samba estiveram presentes, entre elas, André Nogueira – Presidente da UESBCN (União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói), Paulo Bagueira – Presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, além dos grupos da Coordenadoria de Politicas Públicas sobre Drogas, fazendo a campanha “Folião Sangue Bom”, e a equipe de Educação e Conscientização da Operação Lei Seca do Estado do Rio de Janeiro.

A Corte Momesca foi a grande atração dos foliões que em meio a selfies, brincaram e pularam ao som da banda El Caribe, do cantor Edinho “Gogó de Ouro”, revivendo os antigos carnavais entoando marchinhas como “Cabeleira do Zezé”, “Se a Canoa não Virar”, “Maria Sapatão” e “Me dá um dinheiro aí”.

Nova reunião das forças de segurança

Vários blocos deixaram de desfilar neste final de semana porque não conseguiram o “nada a opor” da SEOP, PM e Corpo de Bombeiros. Nesta terça (dia 21), haverá nova reunião, às 10h, na Cidade da Ordem Pública, para analisar os pedidos dos blocos previstos para desfilarem neste final de semana.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top