EVENTOS: Importância do mundo digital é tema de palestra do Café Empresarial da CDL

EVENTOS – Um momento de confraternização, troca de experiências e também de aprendizado. O tradicional Café Empresarial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói se consolida como uma iniciativa de incentivo à inovação, apresentando sempre temas relevantes, com objetivo de movimentar e estimular o crescimento das empresas locais. E em sua quarta edição do ano, realizada nesta terça-feira, 11, a entidade buscou o conhecimento da consultora Raquel Abrantes, ganhadora do prêmio Mulher de Negócios e Comércio Brasil do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para falar sobre a importância do mundo digital.

Com a palestra “Internet como ferramenta de negócios”, a especialista em Gerência de Solução e Inovação, com expertise em negócios digitais, falou sobre o mercado on-line que cresce exponencialmente a cada ano, trazendo dicas sobre posicionamento e planejamento das empresas no e-commerce. Segundo Raquel, mesmo com a crise, houve um crescimento de 7,4% no comércio on-line no ano de 2016, com registro de 47,9 bilhões de consumidores, e a tendência é que esse mercado continue crescendo e influenciando as vendas em todos os segmentos.

“Os principais motivos para estar na internet são: se estabelecer em um mercado de crescimento infinito, que funciona 24 horas por dia e onde existe um nicho de consumidores para todos os tipos de empresas, de produtos a serviços”, ressaltou Raquel.

No quesito posicionamento, a consultora destacou a importância de uma boa colocação da empresa dentro desse mercado para atrair o consumidor, sendo necessário conhecimento do público-alvo, consolidação do nicho de mercado e muita pesquisa. Além disso, para quem busca se estabelecer no e-commerce, estar inserido nas redes sociais passou a ser essencial.

Já na questão do planejamento, Raquel expôs um passo a passo simples, mas que serve de orientação para quem pretende investir no mercado on-line: “Quer vender na internet? Defina qual plataforma ou mídia usar, quem vai administrar essa plataforma e o valor que pode investir em divulgação”. Como forma de atrair o cliente, de acordo com a especialista, é importante estar ativo, saber gerar e otimizar conteúdo, assim como usar as ferramentas adequadas como e-mail marketing, links patrocinados, comparadores de preços, entre outras.

“Planejamento é fundamental, saber quem é o cliente, lançar estratégias que atendam a esse público, saber se posicionar. Estamos na era da comunicação, quanto mais tempo você dedica nesse meio, mais resultado você tem. Nesse contexto, atualmente quem está fora das redes sociais não consegue conversar com o cliente. Então conheça e participe das redes sociais, pesquise, converse, esteja atento ao que as pessoas estão falando”, comentou a consultora durante a palestra.

Outro fator fundamental, segundo Raquel, é a diferenciação. Em um meio com tantas empresas grandes e consolidadas em seus segmentos, conseguir se diferenciar com produto e, acima de tudo, com atendimento, é o que garante o sucesso de uma empresa no mercado digital.

“Surpreenda com um atendimento personalizado, venda produtos e serviços que ninguém mais vende, seja exclusivo, destaque-se e tenha o melhor pós-venda. Esteja atento e saiba definir seu prazo de entrega, pois no e-commerce a logística ainda é um verdadeiro gargalo e influencia diretamente na satisfação do cliente”, concluiu Raquel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *